Portal da Cidade Andradas

Projeto Escola no Campo foi sucesso na Escola Daura Dagmar Lobo

Publicado em 15/12/2017 às 01:14

O encerramento das atividades deste ano do Projeto Escola no Campo, foi marcado por muita emoção na Escola Daura Dagmar Lobo, na última quinta-feira (14).

Os alunos do quinto ano trabalharam durante o segundo semestre o tema sustentabilidade em sala de aula e também aulas práticas com os colaboradores da Syngenta e da Cooxupé. Durante o evento, esteve presente Alessandro Carlos Buzatto, técnico da Cooxupé e Leandro Silva Muniz, engenheiro agrônomo da Syngenta que falou da importância da conscientização das crianças que tem na sua composição familiar, produtores que trabalham diretamente no campo: “É um projeto que a Syngenta desenvolve em todo Brasil em todas as culturas. Aqui como a cultura principal é a de café, a gente fez parceria com a Cooxupé. Nós gostamos muito de participar com as crianças que levaram essa mensagem pra casa, de produzir mais com menos.” afirmou o engenheiro.

Durante o evento de encerramento, duas crianças foram premiadas por desenvolver uma redação e um desenho relacionado ao tema. O aluno Luiz Gustavo traduziu em suas palavras o aprendizado relacionado a sustentabilidade e a aluna Samira, que com muita criatividade colocou no papel a preservação das nascentes.

O projeto

Após uma capacitação realizada na cidade de Guaxupé, professores e orientadores iniciaram em sala de aula o projeto Escola no Campo. A Syngenta ofereceu material didático muito rico em informações e de grande diversidade pedagógica como: jogos, sites e links informativos, cartilhas de informações lúdicas, gibis, entre outros. Em parceria com a Cooxupé, deram suporte para aulas práticas nas nascentes ao redor da escola. Também foi realizado um  plantio de árvores próprias para a revitalização desta região.

“Foi desenvolvido o projeto com os alunos de conscientização de proteção a agua e a sustentabilidade. A partir dai, percebi que os alunos recebiam as informações e levavam aos familiares que também davam um retorno. Eles voltavam falando que tinham comentado com a família e sanavam as dúvidas a respeito dos assuntos desenvolvidos.” concluiu a professora que aplicou o projeto, Cynthia Maria Carlim.

O projeto acontece somente em escolas da zona rural e vai ser aplicado novamente no ano de 2018.

Fonte:

Deixe seu comentário