Portal da Cidade Andradas

OFICINAS

Projeto Olhar Circular inicia oficinas na Escola Padrão em Poços de Caldas

Projeto visa fomentar ações socioculturais e educativas voltadas à população da zona sul do município

Publicado em 04/08/2019 às 23:07
Atualizado em

Atividades incluem artes visuais como fotografia e vídeo (Foto: Divulgação)

O projeto Olhar Circular inicia suas oficinas nesta terça-feira (06) na Escola Estadual Padrão Parque das Nações. As ações serão realizadas através do edital cultural de patrocínio direto da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e produção da Pomar Cultural Produtora.

Com o cronograma de atividades que contempla tanto as artes visuais (fotografia e vídeo) quanto a cultura no contemporâneo, o Olhar Circular tem como objetivo estimular através das linguagens artísticas a reflexão crítica de seus participantes perante os núcleos socioculturais os quais estão inseridos. O projeto visa nesta edição o fomento de ações socioculturais e educativas voltadas a população da zona sul do município.

Segundos as produtoras, Valéria Freitas e Larissa Freitas, o projeto tem um conteúdo programático pré-definido, porém, há sempre mudanças durante a execução, uma vez que se prioriza a experiência do público-alvo na construção dos conteúdos. No caso, os jovens matriculados no ensino médio da Escola Padrão irão contribuir com a formação dos conteúdos estudados diante da participação nos debates promovidos pelo projeto. “Sempre prestamos muita atenção naquilo que é dito durante as oficinas para que os assuntos trabalhados estejam de acordo com a realidade de nossos alunos, queremos estar o mais próximo das questões que são consideradas relevantes para eles, já que nem sempre a problematização do adolescente é levada em consideração pelos adultos”, pontuam as produtoras.

“É importante esclarecer que o projeto funciona como uma ferramenta para que eles se expressem melhor no mundo contemporâneo. Estamos propondo o pensamento acerca das imagens numa sociedade imagética, queremos oferecer o instrumental para que esses participantes utilizem a fotografia e vídeo como meio ético de registro sobre o cotidiano”, esclarecem Valéria e Larissa.

O conteúdo desenvolvido a respeito das técnicas fotográficas é elaborado e aplicado pelo fotógrafo João Fábio Matheasi. As oficinas são ministradas em conjunto pelos três membros da equipe com duração de 4 horas. Serão seis encontros até outubro que resultarão numa exposição fotográfica com fotografias impressas e projeções na própria escola. São ofertadas 30 vagas gratuitas para os alunos da escola e as inscrições podem ser feitas na própria secretaria. O horário das oficinas é das 14h às 18h, quinzenalmente às terças-feiras. Os participantes receberão certificado de participação do curso.

Mais informações do Projeto, acesse as redes sociais Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário