Portal da Cidade Andradas

PARTICIPE

Psiquiatra infantil ministra palestra sobre Transtorno do Espectro Autista

Evento será realizado Câmara Municipal de Andradas nesta terça-feira (28)

Publicado em 26/08/2018 às 23:03

A pediatra e neuropsiquiatra da infância e da adolescência, Raquel Guimarães del Monde, fará uma palestra com o tema “Abordagens Educacionais do TEA – Transtorno do Espectro Autista – na Câmara Municipal de Andradas, nesta terça-feira, 28, às 8h. A atividade faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 promovida pela APAE de Andradas.

A médica tem vasta experiência e atuação em desenvolvimento, aprendizagem e autismo. É autora do livro “Na dose certa – o que mais o pediatra tem a dizer”. É formada em medicina na FMRP-USP, residência em pediatria na FCM- UNICAMP e treinamento em psiquiatria da infância e adolescência na FCM-UNICAMP.

Em breve relato em sua página na rede social Facebook, a médica Raquel del Monde expõe suas propostas de trabalho e fala como sua experiência pessoal e profissional se encontram no tratamento do TEA. “Sendo mãe de um rapaz neuroatípico, com Dupla Excepcionalidade, tive que buscar as informações que ninguém podia me dar na época. Li tudo sobre desenvolvimento que encontrei pela frente. Frequentei cursos e congressos destinados a pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, porque a área médica não me oferecia a compreensão da intersecção entre nossos saberes. E então vieram as redes sociais e através delas conheci blogs e páginas de pessoas que compartilhavam suas vivências dentro da neurodiversidade. Pude ouvir suas vozes e entender coisas que não se acha em nenhum livro ou artigo científico. Primeiro foram as vozes vindas de "longe", principalmente dos ativistas americanos. Depois conheci Victor Mendonça, Amanda Paschoal, Fernanda Santana, Rita Louzeiro e várias outras pessoas que ocuparam seus espaços por aqui. Também conheci mulheres que se redefiniram dentro da maternidade atípica, que se tornaram amigas e que me inspiram diariamente. O convívio com meus pacientes, suas famílias e com tantos profissionais incríveis que tive o privilégio de conhecer é ainda um capítulo à parte. Somos parceiros e cúmplices, aprendendo uns com os outros em cada passo dessa caminhada. E continuo costurando a colcha de retalhos...”

A palestra é direcionada aos profissionais do setor de educação, mas está aberta a todas as pessoas interessadas em conhecer mais sobre o TEA, e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Andradas e da empresa Delaroli Empreendimentos.

A Câmara fica localizada na Rua Leonardo Alves dos Santos, nº 315 no Jardim Bela Vista.

Fonte:

Deixe seu comentário