Portal da Cidade Andradas

EDUCAÇÃO

Retomada das aulas no Estado vai acontecer por meio remoto

Está em desenvolvimento também um aplicativo para professores e alunos

Publicado em 16/04/2020 às 21:00
Atualizado em

Programa de teleaulas será batizado de “Se liga na educação” (Foto: Pixabay)

Evitar prejuízos para os estudantes e o aprofundamento das desigualdades entre alunos das redes pública e privada foram os principais argumentos da secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, para defender a retomada das aulas no Estado por meio remoto, no início de maio, mesmo com a epidemia de Covid-19, causada pelo coronavírus.

A secretária admitiu os perigos e dificuldades dessa retomada das aulas em um momento que pode coincidir com o pico da epidemia em Minas Gerais, mas disse que a falta de aulas também traz outros perigos, e que é preciso voltar a falar em esperança. “Vida é uma coisa com a qual não se brinca, mas precisamos devolver a esperança aos alunos”, afirmou Julia Sant'Anna.

A secretária reforçou que os professores não retornarão às escolas. Nesse primeiro momento, segundo ela, serão apenas os servidores que fazem a manutenção predial, no número máximo de três pessoas por turno em cada unidade, seguindo a recomendações de proteção e segurança.

Para a retomada das aulas, a Secretaria de Educação planeja distribuir para os alunos, a partir de 4 de maio, um plano de estudo tutorado (PET). Trata-se de uma apostila mensal de orientação de estudos e atividades, por ano de escolaridade. A intenção é priorizar a distribuição por e-mail ou WhatsApp, além do próprio site da Secretaria.

No dia 11 de maio, começa o programa de teleaulas, batizado de “Se liga na educação”, que será transmitido pela Rede Minas e também estará disponível no YouTube. “Serão quatro horas de aulas gravadas e uma hora ao vivo, para buscar a interatividade”, afirmou a secretária. Também haverá acompanhamento dos alunos por meio do site e redes sociais do governo. O programa também será compartilhado com as redes municipais de educação.

Segundo ela, também está em desenvolvimento um aplicativo para professores e alunos e, em negociação, a oferta de planos gratuitos de internet. "Vamos dispor da metologia possível e buscar aprimorar a cada dia. Isso trará mais benefícios do que danos", afirmou a secretária, ao ser questionada sobre a exclusão de alguns alunos.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: https://bit.ly/2JAyqGL 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário