Portal da Cidade Andradas

DESAFIOS

Sebrae Minas promove seminário on-line e gratuito sobre desafios da educação 4.0

Educa Sul será realizado no dia 02 de outubro, com a participação do professor Mário Sérgio Cortella e do educador Tião Rocha

Publicado em 21/09/2021 às 13:39

(Foto: Ilustração/Pixabay)

As salas de aula não são mais como antes. A cada dia, o quadro e o giz perdem espaço para telas virtuais e teclados - resultado da transformação digital, que também chegou às escolas e trouxe enormes desafios. Para debater o assunto, o Sebrae Minas realiza, no dia 02 de outubro, o Educa Sul - Seminário Online de Educação 4.0. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Sympla.

O evento contará com a participação do filósofo e professor Mário Sérgio Cortella, que irá ministrar a palestra “Cenários Turbulentos, Mudanças Velozes”; e do antropólogo e educador Tião Rocha, que irá falar sobre Estratégias e Habilidades Emocionais. Haverá, ainda, um painel com a presença de especialistas e apresentação de cases de sucesso.

O objetivo do seminário é discutir os desafios da educação 4.0, visando a formação de cidadãos mais flexíveis, resilientes e capazes de lidar com as transformações. “Estamos vivendo em um mundo disruptivo, repleto de incertezas, adaptações e mudanças acontecendo a todo momento, o que requer dos educadores competências e habilidades para lidar com esse cenário”, ressalta a analista do Sebrae Minas, Tatiana Bastos.

O Educa Sul faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que visa capacitar educadores e estudantes, visando o desenvolvimento de competências e habilidades; e estimulando o ensino do empreendedorismo nas escolas.

Educação 4.0

O termo Educação 4.0 é uma referência à Revolução 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, que é a integração do mundo físico ao digital, por meio da evolução e do uso dos recursos tecnológicos, agora também dentro de sala de aula.

Os conceitos que embasam esse novo modelo de educação são o learning by doing, que significa aprender pela própria experiência, e a cultura maker, que propõe o “faça você mesmo”.

Programação

Palestra: Estratégia e Habilidades Educacionais
Palestrante: Tião Rocha
Mini Bio: Antropólogo, educador e folclorista. Idealizador e Diretor-Presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD.
Painel Eita o Mundo Mudou!
Bate papo com especialistas e cases de sucesso: foco em softskills (comportamentos e habilidades) e empreendedorismo e criatividade em sala de aula.

Palestra: Cenários Turbulentos, mudanças velozes
Palestrante: Mário Sergio Cortella
Mini Bio: filósofo, escritor e professor. Graduado em Filosofia, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP. Criador da série de livros “O Que a Vida Me Ensinou”.

Serviço

Educa Sul - Seminário Online de Educação 4.0
Dia: 02 de outubro
Horário: 9h às 12h
Inscrições: Sympla.com.br/Educa Sul

A transmissão será pelo canal do Sebrae Minas no Youtube. O link da transmissão será encaminhado pela organização do evento após a inscrição.

Fonte:

Deixe seu comentário