Portal da Cidade Andradas

PARA SABER MAIS

Secretaria de Educação de Andradas recebe cartilhas sobre a Afro-Brasileira

Ao todo, 1.200 cartilhas foram destinadas para os estudantes da rede municipal de ensino

Publicado em 04/05/2022 às 09:15
Atualizado em

Objetivo é valorizar a história afro e sua importância cultural (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer de Andradas recebeu 1.200 cartilhas sobre a História Afro-Brasileira, que serão destinadas aos alunos da rede municipal de ensino.

O material será utilizado junto aos alunos de 3ª a 5ª série dos anos iniciais do Ensino Fundamental com o intuito de valorizar a história afro-brasileira e a sua importância cultural.

A cartilha trata da escravidão negra e do surgimento e consolidação da Capoeira como expressão cultural brasileira. Esse material integra as ações previstas nas Leis Federais de nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB), 10.639/2003 (que a inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira") e 11.645/2008 (que obriga que estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, promovam o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena). Além, a cartilha atende à Lei Municipal nº 1730/2016, que instituiu o Dia da Consciência Negra no município.

Segundo a administração municipal, "este material didático valoriza às ações referentes à difusão da Cultura e ressignificação da História Afro-brasileira e da Capoeira, que é Patrimônio Cultural imaterial da humanidade, tendo um grande reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial de Andradas".

Como forma de valorizar a cultura afro em Andradas, 200 cartilhas também foram entregues ao professor de Capoeira Thiago Caldas Maia, da Associação de Capoeira Luanda, com o intuito de que trabalhe o tema junto aos alunos.

Fonte:

Deixe seu comentário