Portal da Cidade Andradas

MINEIRO

Campeonato Mineiro de Futebol 2020 terá nova fórmula de disputa

Federação Mineira de Futebol criou dois novos troféus para ampliar as disputas: Troféu Inconfidência e Recopa

Publicado em 30/10/2019 às 07:00
Atualizado em

Mineiro começa em 22 de janeiro e termina no dia 26 de abril (Foto: Frederico Ribeiro)

O Campeonato Mineiro de Futebol terá novidades. Na tarde de terça-feira, 29, em uma reunião na sede da Federação Mineira, em Belo Horizonte, um Conselho Técnico definiu o sistema de disputa da competição no ano que vem e criou dois novos troféus dentro do estadual.

O Módulo I do Campeonato Mineiro 2020 voltará ao formato de disputa utilizado até 2017, sem as quartas de final. Todas as equipes se enfrentam em turno único na primeira fase, os quatro melhores se classificam para a semifinal, com partidas de ida e volta, assim como a final. Os dois piores colocados são rebaixados.

NOVIDADES

Em votação, os 12 clubes participantes aprovaram a criação de duas novas disputas dentro do Campeonato Mineiro: o Troféu Inconfidência e a Recopa.

Troféu Inconfidência - Será disputada entre as equipes que ficarem nas 5ª, 6ª, 7ª e 8ª colocações na primeira fase da competição. Os times se enfrentam em um quadrangular que definirá uma vaga na Copa do Brasil e ainda quem encara o campeão do interior na Recopa.

Recopa - Disputada entre o campeão do Troféu inconfidência e campeão mineiro do interior (aquele, exceto os três grandes, que tiver melhor campanha geral).

Com a criação das novas disputas, a Federação cria chances de equipes do interior disputarem e conquistarem um título durante o estadual e ainda amplia o calendário destes times.

Com a alteração, o Campeonato Mineiro 2020 terá apenas 15 datas, com início em 22 de janeiro e final em 26 de abril. A tabela básica do campeonato deve ser divulgada até o dia 22 de novembro, conforme prevê o Estatuto do Torcedor.

Quem está na briga - O Módulo I do Mineiro 2020 terá na disputa Atlético, América, Boa Esporte, Caldense, Coimbra, Cruzeiro, Patrocinense, Tombense, Tupynambas, URT, Uberlândia e Villa Nova.

Fonte:

Deixe seu comentário