Portal da Cidade Andradas

DE OLHO

Polícia Civil realiza operação “Alma Penada” em Poços de Caldas

Ação investiga possível sonegação de impostos por meio de vendas sem nota fiscal

Publicado em 26/11/2020 às 02:00

Operação cumpre 10 mandados de busca e apreensão em MG (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil de Minas Gerais realizou nessa quinta-feira, 26, a operação “Alma Penada” em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda, Ministério Público e Advocacia-Geral do Estado de Minas. Ação investiga possível sonegação de impostos por meio de vendas sem nota fiscal 

O objetivo da Operação é cumprir 10 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, na região metropolitana da capital e no Sul de Minas, já que uma das principais empresas beneficiadas do esquema, alvo da operação, trata-se de um grande grupo atacadista sediado em Poços de Caldas.

Foram cumpridos, em Poços de Caldas, dois mandados: na matriz e na filial da mesma empresa. A investigação apura crimes de sonegação fiscal, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 10 anos de prisão.

Essa é a 3ª fase da operação, cuja investigação teve início nas operações Irmandade e Nerd, de 2018, que apontaram um esquema articulado por um suposto empresário, que criava de diversas empresas fantasmas, dentro e fora do estado de Minas Gerais. Essas empresas eram utilizadas para emitir notas fiscais falsas que permitiam a diversos atacadistas mineiros reduzir o valor do ICMS devido ao Estado. Segundo o Ministério Público, o desvio pode chegar a R$ 70 milhões.

Fonte:

Deixe seu comentário