Portal da Cidade Andradas

POLÊMICA

Polícia Militar e Guarda Municipal esclarecem caso de suposta agressão

Jovem relata ter sido agredido por guarda após fugir de abordagem. Versão dos órgãos de segurança é diferente.

Publicado em 19/11/2018 às 01:20
Atualizado em

PM e GM dizem que menor jogou moto contra um guarda (Foto: ACS/Prefeitura de Andradas)

Na tarde dessa segunda-feira, 19, representantes da Polícia Militar e Guarda Municipal de Andradas prestaram esclarecimentos sobre uma suposta agressão que teriam ocorrido no último final de semana. Jovem relata ter sido agredido por um guarda. Órgãos de segurança têm versão diferente.

De acordo com Sargento Saulo, da Polícia Militar, o motociclista - um adolescente de 17 anos - teria tentado fugir de uma blitz policial na Rua Coronel Oliveira, no centro de Andradas. Na fuga, o rapaz teria jogado a motocicleta contra um guarda, que tentou se esquivar e alega não saber se teria atingido ou não o jovem com um bastão enquanto tentava evitar que fosse atingido pelo veículo.

Ainda conforme o Sargento, o menor tem um histórico de direção sem habilitação há mais de dois anos e também de apologia a crimes de trânsito através das redes sociais, onde poderiam ser vistos vídeos de rachas envolvendo o adolescente. Além disso, destacou que a situação seria responsabilidade do jovem. "Não foi a polícia que provocou. Não foi a guarda que provocou. Quem provocou foi quem se responsabilizou por estar assumindo a direção da motocicleta sem ter habilidade pra isso porque não é habilitado", afirmou.

Também presente na coletiva esteve o Comandante da Guarda, Anderton Leôncio, que afirmou que o caso será devidamente apurado. "Não são os guardas que avaliam eles mesmos. Tem uma ouvidoria externa também. Sempre é feito o processo de averiguação e caso seja constatado uma irregularidade claro que vão ser tomadas providências", disse.

Outro ponto abordado foi a série de postagens nas redes sociais feitas por moradores afirmando que a Guarda Municipal estaria atuando fora de suas funções, o que foi contradito pelos órgãos de segurança com base na lei 13022/2014. "Art. 4º - É competência geral das guardas municipais a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município". Segundo o comandante da guarda, caso o jovem tenha sido atingido, o caso seria "uma agressão não letal respondida à altura".

O representante da polícia afirmou ainda que diante do fato, a notícia poderia ser outra, visto que o jovem agiu de forma irresponsável. "A gente poderia estar noticiando aqui neste momento: guarda municipal é atropelado por motociclista; ou poderia estar noticiando idosa é atropelada por motociclista durante uma fuga de blitz; ou motociclista morre em colisão com outro veículo. Então as consequências poderiam ser diversas", afirmou o sargento.

Fonte:

Deixe seu comentário