Portal da Cidade Andradas

ANDRADAS PIONEIRA

Visitas virtuais já são realizadas em 87% dos presídios e penitenciárias de MG

Iniciativa começou a ser executada no Presídio de Andradas e chegou a 169 unidades

Publicado em 13/08/2020 às 21:00
Atualizado em

Visitas acontecem conforme demanda de cada unidade prisional (Foto: Agência Minas)

Detentos de Minas Gerais que recebiam visitas dos familiares de outras cidades agora podem matar as saudades pela tela do computador. Situações como essas foram possíveis com o projeto “A Esperança vem de casa”, criado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). Iniciativa começou a ser executada de forma pioneira em abril no Presídio de Andradas e já chegou a 169 unidades.

Até o momento, 169 unidades prisionais contam com o serviço, o que representa um alcance de 87% dentre os 194 presídios e penitenciárias administrados pelo Governo do Estado. Até quinta-feira, 13, cerca de 21 mil visitas virtuais já haviam sido realizadas - número que segue em crescimento com a expansão do projeto.

Realização

Para viabilizar a iniciativa, o investimento da Sejusp foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões, destinados à aquisição de equipamentos como computadores, webcams e modems, que foram enviados para todas as unidades prisionais de Minas Gerais.

O diretor-geral do Depen-MG, Rodrigo Machado, destaca como a ferramenta tem se mostrado importante na aproximação familiar e no cumprimento da lei. "A visita virtual é uma medida de grande relevância como garantia de direitos. Ela não substitui nem exclui a visita física e, sim, a complementa", observa. "A implementação do projeto assegura a manutenção dos vínculos afetivos dos detentos e também tem possibilitado a utilização do recurso para realização de audiências judiciais por videoconferência, conferindo assim um resultado extremamente positivo à ação”, complementa.

Idealizada pela Diretoria de Assistência à Família do Depen-MG, a iniciativa começou a ser executada no final de abril no Presídio de Andradas, no Sul de Minas, e na Penitenciária de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Atualmente, cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) já contam com as visitas virtuais em todas as unidades prisionais de sua abrangência.

Segundo o diretor-geral do Depen MG, a medida é temporária, mas será mantida em alguns casos específicos, mesmo depois do retorno das visitas presenciais. “Por ter se mostrado uma ferramenta favorável à aproximação e ao restabelecimento dos vínculos familiares, a visita virtual permitirá, mesmo após o período pandêmico, a continuidade do contato de presos com seus familiares”, explica Rodrigo Machado.

Fonte:

Deixe seu comentário