Portal da Cidade Andradas

APRENDENDO POLÍTICA

Andradas e mais 115 câmaras estarão no Parlamento Jovem Minas de 2022

Nesta edição, estudantes dos 18 polos vão debater a saúde mental do jovem

Publicado em 05/01/2022 às 12:00
Atualizado em

Edição 2022 terá 26 novas cidades participando (Foto: ALMG)

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2022 terá a participação de 116 câmaras municipais, entre elas, Andradas. Nesta edição, há 26 cidades ingressantes, que vão integrar os 18 polos para a discussão do tema “Saúde Mental do Jovem”.

O PJ Minas é um projeto de educação política e cidadã desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. A última edição (2020/2021), que foi bianual em função da pandemia de covid-19, teve o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” e que teve sua etapa municipal concluída em Andradas no mês de outubro.

O Curso de Formação dos coordenadores municipais foi realizado entre os dias 6 e 9 de dezembro, de forma remota. Coordenadores que já conhecem o PJ Minas e também os novatos foram recepcionados, puderam discutir o regulamento do projeto e seu calendário e ainda tiveram um contato inicial com o tema, por meio de exposições. Em seguida, fizeram a composição dos polos e a escolha do coordenador regional e do interlocutor social de cada polo, figuras que fazem a ponte entre os municípios e a ALMG.

Na escolha do tema, realizada no dia 30 de setembro, “Saúde Mental do Jovem” recebeu quase 60% do total de votos. Muitos dos estudantes argumentaram em favor dessa discussão justamente por sua pertinência no momento de isolamento social provocado pela Covid-19. As discussões terão ainda os subtemas Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.

Fonte:

Deixe seu comentário