Portal da Cidade Andradas

Audiência pública sobre atuação da Copasa é marcada pela manifestação de populares

Publicado em 16/11/2017 às 07:02

As constantes reclamações da população de Andradas quanto à atuação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa - no município levaram a Câmara de Vereadores a promover uma audiência pública que ocorreu na última terça-feira (14). Representando a Copasa esteve presente o engenheiro Tales Noronha Mota que ouviu os questionamentos e falou sobre os trabalhos que a empresa vem realizando, bem como as propostas de investimentos.

Após a composição da mesa pelo prefeito Rodrigo Lopes, vice-prefeito João Luiz Magalhães Teixeira, presidente da Câmara Guto Liparini e engenheiro da Copasa Tales Mota, foi aberta a palavra para vereadores e populares previamente inscritos. Pela população, ocuparam o parlatório as seguintes pessoas: Luis Fernando Firmino, Joab Christofoletti, Carolina Martineli, Júlio Cesar Soares, Edson Conti e Amarildo Candido. Entre os vereadores fizeram uso da palavra Ricardo Felisberto dos Reis, Regis Basso, Márcio Teodoro, Roberto da Silva e Ademir Perez.

Os questionamentos foram baseados nos constantes cortes no fornecimento de água que ocorrem em diversos bairros da cidade, além da falta de tratamento no distrito do Campestrinho.

O presidente da Câmara, Guto Liparini, ressaltou que o Poder Legislativo Andradense vem realizando trabalhos constantes na busca de melhorias e respostas para a população sobre a prestação de serviços da Copasa, com questionamentos feitos através de ofícios e até mesmo pessoalmente, em Belo Horizonte, mas sem respostas satisfatórias. “A Câmara entende que a melhor maneira de trazer à tona a realidade dos fatos é solicitando a participação da população, junto com a Administração e com a Copasa para mostrarmos que a comunidade não está contente com os serviços prestados.”

Pela Copasa, o engenheiro Tales Mota salientou que estão feitos diversos trabalhos de manutenção na tentativa de sanar problemas constantes de falta de água e disse que estão previstos investimentos para o próximo ano com o objetivo de ampliar a captação de água para o município. “Está prevista a realização de uma obra grande com nova captação, nova estação de tratamento, novas redes de distribuição e novo reservatório.”

Apesar do anúncio dos investimentos, as autoridades pretendem continuar cobrando melhorias por parte da Copasa, uma vez que tais obras já haviam sido anunciadas há tempos. O prefeito Rodrigo Lopes estabeleceu um prazo para que a Companhia cumpra as propostas apresentadas. “Nós vamos estipular o prazo até o mês de março do próximo ano. Se não houver uma ação efetiva da Copasa vamos começar a tomar medidas drásticas. Se essas obras não estiverem, pelo menos em andamento até março do ano que vem, a Prefeitura, provavelmente, pode caminhar para a rescisão do contrato.”

Estiveram presentes 40 pessoas entre autoridades, vereadores, representantes da Copasa e populares. A audiência pública sobre a Copasa pode ser assistida, na íntegra, pela internet no Canal da Câmara Municipal de Andradas no Youtube.

Fonte:

Deixe seu comentário