Portal da Cidade Andradas

TEMA ANIMAL

Cadastro de protetores de animais é lançado em Minas Gerais

Expectativa é que instrumento seja subsídio para políticas públicas no estado

Publicado em 28/10/2021 às 10:00
Atualizado em

Entidades protetoras terão prioridade em campanhas (Foto: Pixabay)

Já está disponível no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) o cadastro estadual de entidades e protetores individuais da fauna doméstica.

O cadastro é disponibilizado na plataforma Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema). Esse sistema disponibiliza os dados dos protetores e das ONGs que atuam com animais domésticos, promovendo a interação entre eles, o governo e os municípios.

Esta novidade vai servir também como subsídio para o planejamento de políticas públicas nesse setor. Os dados permitirão mensurar a quantidade de protetores de animais em cada município e região, bem como a forma de atuação desses indivíduos ou entidades. Com isso, poderão ser direcionados de forma mais assertiva projetos e ações em apoio a esses públicos.

Além disso, as informações propiciarão a cada município conhecer sua própria realidade quanto à população de cães e gatos, por exemplo, ajudando na tomada de decisões. Da mesma forma, os cidadãos poderão cobrar do prefeito uma atuação mais efetiva nessa área.

O cadastramento das entidades protetoras determinará a priorização delas quando o Estado desenvolver programas de castração e microchipagem de animais, por exemplo.

Fonte:

Deixe seu comentário