Portal da Cidade Andradas

SEGURANÇA NA ESCOLA

Câmara de Andradas se reúne com secretários de Governo e de Educação

Intenção dos vereadores foi conhecer as estratégias de prevenção à violência que vêm sendo adotadas nas escolas

Publicado em 09/05/2023 às 10:00
Atualizado em

Vereadores se encontram com secretários em Andradas (Foto: ACS Prefeitura de Andradas)

Na segunda-feira, 08 de maio, o secretário de Governo, Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Andradas, Valdir Basso, e a secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Regina Aparecida Cavacini de Lima, se reuniram com os representantes da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores para tratar da segurança nas escolas.

O objetivo do encontro foi apresentar aos vereadores as estratégias de prevenção à violência que vêm sendo adotadas nas instituições de ensino de Andradas e também as ações para a promoção da cultura da paz.

Na ocasião, os secretários apresentaram aos vereadores as medidas adotadas nas escolas, como o reforço no patrulhamento escolar, já realizado pela Guarda Municipal e Polícia Militar, a promoção de encontros com os pais e responsáveis para alertar a importância da promoção da cultura da paz e os cuidados para não propagar “Fake News”, entre outras que estão em estudo para serem implantadas.

A secretária explicou que o Município realizou reuniões com os familiares dos alunos com a presença de policiais militares e guardas municipais para explanar sobre as ações e medidas a serem tomadas com a finalidade de coibir atos de violência no ambiente escolar e proteger os estudantes.

Na reunião com os pais foi enfatizado pedido para monitorar os filhos sobre quais assuntos eles estão acompanhando na internet. A secretária enfatizou que são fatos novos que estão surgindo e que precisam ser combatidos com informação e paz, e que as escolas municipais e estaduais estão trabalhando para fazer acolhimentos e transmitir uma mensagem de paz junto aos estudantes. Para isso, professores e direção estão preparados e atentos aos comportamentos dos alunos para encaminhamento a profissionais capacitados, bem com há interesse de aumentar psicólogos para atendimento dos estudantes quando necessário.

Outra ação da Secretaria de Educação foi solicitar à Secretaria de Obras levantamento das condições dos prédios das escolas municipais sobre as condições de cercas elétricas, câmeras de segurança e monitoramento.

O vereador Vinícius manifestou-se dizendo entender que o Poder Público não estava preparado para essas situações, mas citou a necessidade de implementação de protocolos de segurança. Levantou prioridades junto aos professores como o uso obrigatório de uniformes escolares, número máximo de alunos por sala de aula, agentes de segurança nas escolas, e quando o representante do aluno faltar em duas reuniões seguidas, acionar o Conselho Tutelar. Nas unidades municipais, segundo a secretária Regina, o número de alunos é limitado a 26 estudantes por sala de aula.

O secretário Valdir Basso falou que houve reforços das forças de segurança nas ruas onde estão localizadas unidades escolares e que recentemente conseguiu uma viatura para a Polícia Militar para fazer rondas nas escolas, mas que é preciso pleitear, junto aos órgãos estaduais, o aumento dos efetivos de policiais militares e civis para investigações e ações combate à violência nas escolas. Para isso, ele sugeriu ações dos poderes Legislativo e Executivo junto ao governo estadual.

O vereador Luiz Benedito Raimundo explanou sobre as ações do Poder Legislativo como a Lei 2093/2023, proposta por ele e pelo vereador Gustavo Xavier, que regulamenta a instalação de câmeras de segurança nas escolas. Também há um projeto em estudo, aguardando impacto financeiro, que prevê a instalação de detectores de metais nas unidades escolares.

Para o vereador Adilson Carlos dos Santos, também é importante ampliar e intensificar ações sociais e educativas em conjunto com as famílias para oferecer apoio e atendimentos quando são detectadas situações de risco.

Fonte:

Deixe seu comentário