Portal da Cidade Andradas

RETORNO

Câmara de Vereadores de Andradas realiza 1ª Sessão Ordinária do ano

Sessão contou com reivindicações de estudantes e de entidade, aprovações de projetos e moção de aplauso

Publicado em 08/02/2023 às 13:27
Atualizado em

Grande público compareceu à Câmara para acompanhar a 1ª Sessão do ano (Foto: Portal da Cidade)

Na noite desta terça-feira (07), aconteceu na Câmara de Vereadores de Andradas a primeira Sessão Ordinária de 2023. Os nove vereadores compareceram.

A casa ficou cheia. Durante a reunião, foram lidos projetos criados pelo Poder Legislativo instituindo o “Dia do Jovem Aprendiz” no calendário oficial do município e nomeando duas pontes, uma rua, uma praça e também o Centro de Fisioterapia Municipal homenageando José Anastácio de Paula, Ramiro da Costa Lima, Gilmar Antônio de Carvalho, Antônio Torres e Nirce Magalhães Teixeira. Neste último caso, os textos foram encaminhados a Comissão de Constituição e Justiça e também ao Departamento Jurídico da Câmara para emissão de parecer.

Também foi lido projeto proposto pelo Poder Executivo autorizando Andradas a contratar crédito com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG. O texto foi encaminhado ao Departamento Jurídico e também as comissões de constituição e justiça, finanças, educação e comércio.

Durante a ordem do dia, os vereadores aprovaram, por unanimidade, projeto proposto pelo Poder Executivo autorizando Andradas a repassar a Santa Casa o valor de R$ 7.200.000,00 (sete milhões e duzentos mil reais) em 2023. Presente a Sessão, a diretora de Apoio da entidade, Pilar Staut, agradeceu. “As despesas são muito altas, a real situação da Santa Casa é preocupante. A gente trabalha com muito esforço e com pouco dinheiro. Por isso, é muito importante mesmo que vocês conheçam a Santa Casa para que, precisamente, nos ajudem a sensibilizar a população sobre em que circunstancias a Santa Casa vive”, realçou Pilar.

Outro projeto aprovado foi o de Resolução nº 4/2022, que altera o Artigo 142 do Regimento Interno da Câmara. De acordo com o texto, o objetivo é dobrar o prazo de dez dias previsto atualmente para que os vereadores votem emendas a leis orçamentárias. “Este é um ato de prudência, de moderação e de aprimoramento do nosso Regimento Interno”, destacou o vereador Vinícius Teixeira após a Resolução ser aprovada por unanimidade.

Outro assunto tratado diz respeito ao transporte dos estudantes universitários que se deslocam para cidades da região. Os alunos não estão contentes com o valor do auxilio transporte pago pela Prefeitura. “Nem pedimos mais pela volta da gratuidade, mas sim que a Prefeitura pague 70% do nosso transporte, enquanto pleiteamos pagar 30% de forma particular”, realçou o aluno de Direito da Unipinhal Pedro Henrique Muniz, que fez uso da palavra.

Ao responder, a secretária de Educação Regina Cavacini de Lima destacou que, a partir de agora, a Prefeitura arcará com, no mínimo, 50% do total pago por cada aluno pelo transporte da faculdade. Ouvido pelo Portal da Cidade após a fala da secretária, Pedro disse estar feliz com o que foi anunciado. “A Prefeitura não estava pagando nem 50%, mas tivemos uma boa notícia, a Prefeita disponibilizou acima de 50% do auxílio tanto pra Pinhal, São João e Poços”.

Ainda de acordo com a secretária Regina, dos aproximadamente 700 estudantes que utilizam o transporte universitário, a Prefeitura de Andradas paga, integralmente, o valor do transporte de 33 alunos de baixa renda.

Outro tema abordado durante a primeira Sessão do ano diz respeito a insatisfação da diretoria da Apae com duas questões envolvendo a Prefeitura Municipal. Uma delas é referente a um repasse de quarenta mil reais que teria deixado de ser feito e outra diz respeito a aquisição de uma Van por parte da Apae que a Administração Pública solicita que seja devolvida.

Ao falar aos presentes, a presidente da entidade Monique Galasso disse entender que, nos dois casos, a Prefeitura errou e que a Apae está sendo prejudicada. Em entrevista ao Portal da Cidade, Monique sublinhou que sua missão é defender os interesses da entidade. “Eu falei aquilo que eu precisava falar. Acho que tudo que nós estamos lutando é válido, está dentro da lei e nós estamos buscando aquilo que é melhor pra nossa entidade”.

“Se daqui a um ano qualquer cidadão consultar o Portal da Transparência seguindo os ditames que são sugeridos, vai ver um questionamento: por que a Apae, uma entidade deficitária, está doando um bem de 150 mil reais para o município? Esse vai ser o questionamento que o Ministério Público, que a população, que qualquer outra diretoria que porventura venha a assumir vai questionar. Por isso, infelizmente entendemos que nesse momento a sugestão é um ‘jeitinho’ que está sendo imposto que não vai resolver o problema e que não tem amparo legal”, afirmou o advogado da entidade Danilo Carlin.

Ao replicar a fala da presidente da Apae, o secretário de Governo, Segurança Pública e Defesa do Cidadão Valdir Basso destacou que a Prefeitura irá continuar tentando buscar um acordo com a entidade nos dois assuntos conflitantes. “Daqui pra frente, esperamos recobrar as conversações. O município tem compromisso com a verdade e com o dinheiro público. Queremos deixar claro que a Apae sempre foi uma instituição muito importante para nós aqui no município”.

Para entender a questão apontada pela Diretoria da Apae e o que afirma o Poder Executivo em sua defesa, clique aqui.

Antes da sessão terminar, um justo momento de reconhecimento: o ex-motorista da prefeitura de Andradas José Ferraz Gonçalves recebeu uma Moção de Aplausos pelos serviços prestados a população nas últimas décadas. “Bandolim”, como é conhecido, é considerado o primeiro motorista de ambulância de Andradas, tendo trabalhado na gestão do ex-prefeito Carlos Pioli.

“Eu estive muitos anos na Prefeitura, quero agradecer a Santa Casa que me apoia muito e me ajuda muito quando eu preciso” destacou Bandolim ao receber a Moção, solicitando que os presentes aplaudissem também o vereador Luizinho, responsável pela homenagem.

Confira a primeira sessão completa neste link.

Fonte:

Deixe seu comentário