Portal da Cidade Andradas

EM DESTAQUE

Confira o que foi assunto na Câmara de Andradas nessa semana

Vereadores apresentaram requerimentos cobrando melhorias no Mercado Municipal e em praças

Publicado em 21/03/2019 às 22:48
Atualizado em

Obras na Praça deverão ser retomadas em breve (Foto: Portal da Cidade)

Presença de pombos é motivo de preocupação no Mercado Municipal (Foto: Portal da Cidade)

Na reunião da Câmara Municipal de Andradas dessa semana, os legisladores municipais apresentaram 11 requerimentos cobrando ações em diferentes áreas. Destaque para os pedidos de providências no Mercado Municipal e nas praças Sete de Setembro e Coronel Antônio Augusto de Oliveira.

Durante a 4ª Sessão Ordinária o vereador José Ricardo Felisberto dos Reis cobrou do setor de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica do município que se fiscalize a presença constante de pombos no local, devido ao risco de transmissão de doenças. O legislador cobrou ainda do Chefe do Executivo Municipal melhoria da iluminação pública no centro e nos arredores da Praça Sete de Setembro.

Sobre a questão da Praça Coronel Antônio Augusto de Oliveira, o presidente da Câmara, Márcio Donizeti Teodoro, destacou que houve uma licitação nessa semana para que obras sejam retomadas no local, bem como na Praça Padre Manoel D'alzon.

Na reunião, o vereador Regis Basso Andrade questionou ainda a situação de outra praça, a Coronel Antônio Augusto de Oliveira. No requerimento apresentado, ele indica a necessidade de se realizar a limpeza do local, que se encontra há vários meses em obras, e que após o período de chuvas teve um aumento significativo na quantidade de mato.

Confira o que mais foi assunto na sessão da Câmara:

REQUERIMENTOS

Vereador Márcio Donizeti Teodoro

Nº 22 - Solicita que se oficie o sr. Chefe do Executivo, requerendo informações sobre os recursos alcançados por esta administração, constando quais os valores das emendas e para quais setores foram destinados.

Vereador José Ricardo Felisberto dos Reis

Nº 23 - Solicita que se oficie à Comissão de Obras, Serviços Públicos e Planejamento Estratégico e Governamental da Câmara Municipal de Andradas, para que a mesma levante informações referentes à “viela” existente no bairro Jardim Panorama, que liga a Rua dos Risso com a Rua dos Barbosa. A mesma possui diversas casas e muitos cidadãos residentes que pagam seus impostos em dia e, mesmo assim, em um bairro bem populoso, a via em questão não é, ao menos, asfaltada. É necessário saber a situação que se encontra a referida “viela” na Prefeitura Municipal de Andradas, assim como as casas que fazem parte da mesma, e se a responsabilidade de asfaltamento e infraestrutura é da Administração Pública ou dos moradores locais.

Vereador Luiz Augusto Liparini

Nº 24 - Solicita que se oficie o Sr. Chefe do Executivo Municipal, requerendo informações sobre a possibilidade de a Guarda Municipal, quando da municipalização do trânsito, assumir a responsabilidade da fiscalização sobre o excesso de volume de som em carros.

A lei de número 14.862, sancionada no dia 25 de julho de 2014 pelo prefeito de Campinas, trata do assunto e serve como um exemplo a ser seguido. Além de multa, os veículos que estiverem parados com o som alto poderão ser apreendidos. A regulamentação, prevendo a apreensão do veículo e do som, possivelmente deverá estar amparada no Código de Postura Municipal.

Não é a intenção desta proposta estragar o lazer e a diversão de ninguém e, sim, agir para preservar o direito coletivo, buscando conter os abusos que ocorrem, principalmente, nos fins de semana, à noite e de madrugada, com veículos estacionados em ruas, praças e loteamentos, para que desta maneira a cidade possa ter tranquilidade no seu horário de descanso.

INDICAÇÕES

Vereador Marcio Donizeti Teodoro

Nº 26 - Solicita que se oficie o sr. Chefe do Executivo, indicando que seja analisada a possibilidade de se realizar melhorias na sinalização de trânsito nas proximidades do Bar Belvedere.

Vereador José Ricardo Felisberto dos Reis

Nº 27 - Solicita que se oficie à Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Andradas, indicando que realize uma reunião com integrantes do setor de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica da Prefeitura Municipal de Andradas, assim como representantes de comerciantes que fazem uso dos boxes que são alugados dentro do Mercado Municipal. Muitos desses comerciantes e clientes que fazem uso do espaço reclamam da presença constante de pombos no local, e que, apesar de serem pagos aluguéis à Prefeitura, nada é feito para que esse controle de pragas seja realizado, o que é grave, tendo em vista que é sabido que os pombos têm um potencial de transmissão de doenças, colocando em risco a saúde dos cidadãos andradenses.

O proponente indaga o que pode ser feito para que esse problema seja solucionado.

Nº 28 - Solicita que se oficie o Sr. Chefe do Executivo Municipal indicando que seja vista a possibilidade de se recolocar a placa nominativa da "Praça Adriano Alves", situada no bairro Vila Euclides. Com o tempo, a antiga placa existente caiu, mas a Associação de Bairro local a guardou em seu depósito; a Prefeitura poderia reutilizar a antiga placa ou confeccionar uma nova, tendo em vista que é importante esse tipo de identificação no local para informação da população.

Nº 29 - Solicita que se oficie o Sr. Chefe do Executivo Municipal indicando, de forma reiterada, conforme o ofício 0479/2018/Gabinete da Presidência, que seja vista a possibilidade de se fazer o “manilhamento” do morro da estrada do bairro da Barra, tendo em vista que, com as constantes chuvas, o escoamento da água vem causando prejuízos à referida via, tornando difícil a passagem de veículos no local, e tal obra amenizaria os transtornos causados principalmente na época de chuvas.

Nº 31 - Solicita que se oficie ao sr. Chefe do Executivo Municipal, indicando que seja vista a possibilidade de se fazer a melhoria da iluminação pública no centro e nos arredores da Praça Sete de Setembro. Apesar de a mesma ficar fechada durante a noite, a falta de iluminação pública no local deixa a região muito escura, favorecendo indivíduos que utilizam do lugar para prática de atos ilícitos como uso e venda de drogas, além de trazer insegurança aos moradores locais.

Vereador Regis Basso Andrade

Nº 30 - Solicita que se oficie ao sr. Chefe do Executivo Municipal, indicando que seja vista a possibilidade de se realizar a limpeza da Praça Coronel Antônio Augusto de Oliveira. A mesma se encontra há vários meses em obras, e nesse período de chuvas aumentaram os matos em meio à praça, assim como outros tipos de sujeira, que vem ocasionando o aparecimento de insetos e animais peçonhentos, como o caso de escorpiões que já foram vistos por cidadãos no local. A limpeza adequada na área é necessária para que a população não sofra riscos de acidentes com estes tipos de animais.

Nº 33 - Solicita que se oficie ao sr. Chefe do Executivo Municipal, indicando que seja vista a possibilidade de se instalar em locais estratégicos na cidade Parklets para interação social e lazer dos cidadãos andradenses. Conforme material em anexo, os parklets são como minipraças que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas e funcionam como um espaço de lazer e convivência para qualquer um que passar por ali. Em anexo a esta indicação também estão diversos decretos municipais e leis ordinárias de cidades que já utilizam os espaços da forma como foi citado acima. Por fim, o proponente encaminha parecer do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, que, em síntese, diz ser de atribuição exclusiva do Poder Executivo, e não do Poder Legislativo Municipal, a regulamentação de instalação dos parklets no Município.

Vereadora Maria Helena de Oliveira do Prado

Nº 32 - Solicita que se oficie ao sr. Chefe do Executivo Municipal, indicando que seja vista a possibilidade de se fazer a manutenção do rio da Cachoeira do Stela que passa pelo bairro Paiol Queimado, tendo em vista que pelas constantes chuvas dos últimos meses, e a forte ação das águas, o rio, que antigamente havia sido desviado, está voltando ao seu trajeto antigo e passando sobre a estrada, em cima da ponte, prejudicando a passagem dos moradores e colocando em risco a infraestrutura da ponte.

Fonte:

Deixe seu comentário