Portal da Cidade Andradas

APRENDENDO

Coordenadores do PJ Minas participam de curso de formação

Etapa de preparação para a edição de 2020 inclui oficinas temáticas sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável

Publicado em 03/12/2019 às 06:00
Atualizado em

Até o dia 10, os coordenadores vão receber orientações sobre o tema a ser debatido em 2020 (Foto: ALMG)

O que aproxima os cerca de 200 participantes do curso de formação de coordenadores municipais do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2020 é o desejo de transformação por meio da política. Eles fizeram, na segunda-feira, 02, a primeira atividade de preparação para o ano que vem. Até o próximo dia 10, os coordenadores vão receber orientações sobre a organização e dinâmica dessa edição, além de informações e materiais de referência sobre o tema a ser debatido em 2020: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 

Representantes de 126 câmaras municipais mineiras que atuarão como coordenadores foram divididos em três turmas. A primeira tem atividades nesta segunda e nesta terça (3); a segunda, na quarta (4) e na quinta (5); a terceira turma se reúne na segunda (9) e na terça (10).

Segundo Ruth Schmitz de Castro, gerente-geral da Escola do Legislativo, setor técnico responsável pelo PJ Minas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), “o programa vem acolhendo novos participantes, o que traz outros desafios, mas também maior diversidade de perspectivas, o que é muito caro ao Legislativo”.

Quem coordena o Parlamento Jovem em Andradas é Carlos Expedito de Souza. Coordenadores representantes de outras cidades do Sul de Minas também marcam presença no evento.

Par ao o coordenador de Botelhos, Pedro Rogério da Cunha, a expectativa é de que o programa propicie aos alunos das duas escolas estaduais participantes uma vivência diferenciada da política. É a primeira vez do município no programa, mas Rogériose diz confiante de que “a experiência oferecerá aos estudantes melhores condições de exercer a própria cidadania”.

Já para a professora e coordenadora municipal de Santa Rita de Caldas, Vanilda de Cássia da Fonseca, a transformação dos alunos que participaram do programa nos dois últimos anos foi grande: “Eles ampliam o senso crítico, adquirem desenvoltura para formular e emitir suas opiniões. Eles compreendem enfim que a política somos nós”.

Programação – No primeiro dia da programação, eles discutiram o regulamento, calendário e plataforma de gestão do programa, assim como os tópicos essenciais para organização dos polos regionais do PJ Minas 2020.

Nesta terça. segundo dia, estão previstas oficinas sobre os subtemas da edição: mudanças climáticas e proteção à biodiversidade; práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico e recursos hídricos; e saneamento básico.

Fonte:

Deixe seu comentário