Portal da Cidade Andradas

CIDADANIA

Edição 2019 do Parlamento Jovem tem início em Andradas

Tema a ser debatido neste ano é Discriminação Étnico-Racial

Publicado em 31/03/2019 às 22:24
Atualizado em

Estudantes participaram da abertura na Câmara Municipal (Foto: ACS/Câmara de Andradas)

Teve início em Andradas mais uma edição do projeto Parlamento Jovem (PJ). A edição 2019 tem como tema "Discriminação Étnico-Racial", que será debatido por estudantes da cidade ao longo do ano.

Estudantes de quatro escolas de Ensino Médio andradenses participaram da cerimônia de lançamento do PJ na Câmara Municipal no último dia 27. Um dos participantes da edição 2018 do PJ, o estudante André Israel Pio, aproveitou a oportunidade para destacar aos novatos a importância de fazer parte do projeto. “Muitos de nós adolescentes nos omitimos, temos muitas ideias, mas acabamos não tendo onde expressá-las, e o Parlamento nos dá a oportunidade de expressar nossas opiniões e poder fazer delas propostas que podem transformar a vida de pessoas por toda Minas Gerais”.

O diretor da Escola do Legislativo, João Carlos Expedito de Souza, fez uma palestra de apresentação do tema de 2019, ressaltando a importância da discussão e da participação da juventude na elaboração de políticas públicas. “A partir do mês de abril até junho vamos tratar sobre o tema principal, aprofundando em três subtemas, e os jovens participantes poderão formular propostas para ajudar a diminuir a discriminação étnico-racial na nossa cidade, Estado ou até mesmo no País”.

Ao longo do ano, os alunos que fizerem suas inscrições no Parlamento Jovem participarão dos trabalhos da Etapa Municipal, em que vão participar de cursos, pesquisas e estudos de formação política e sobre o tema Discriminação Étnico-Racial. 

Após a ação de um documento de propostas da Plenária Municipal os jovens podem participar ainda de uma etapa estadual. O primeiro encontro do PJ Andradas será no dia 10 de abril, às 14 horas, na Câmara Municipal. O prazo para a realização da Plenária Municipal é até o dia 26 de junho.

Até o momento, 14 estudantes - dos colégios Junqueira e Ultra, do Instituto de Educação Alfa e da E.E Dr. Alcides Mosconi - aderiram ao programa. Os estudantes interessados adesrir ao programa poderão se inscrever pela internet através do link http://bit.ly/2Te0LoR até o dia 9 de abril.

Fonte:

Deixe seu comentário