Portal da Cidade Andradas

REELEITO

Governador Romeu Zema será empossado neste domingo

Autoridades estaduais, prefeitos e vereadores participam de solenidade que começa às 9 horas na ALMG

Publicado em 30/12/2022 às 13:40

O governador reeleito Romeu Zema e o vice-governador eleito Mateus Simões vão atravessar o Hall das Bandeiras, antes de se dirigirem ao Plenário para a posse (Foto: Arquivo ALMG - Foto: Luiz Santana)

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) dará posse ao governador reeleito do Estado, Romeu Zema, e ao vice-governador eleito Mateus Simões neste domingo (1º/1/23), a partir das 9 horas. Para a solenidade, foram convidados autoridades estaduais, prefeitos, vereadores, políticos e servidores públicos.

A Reunião Solene de Plenário será aberta pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD). Após uma entrevista coletiva na Praça da Assembleia, Romeu Zema e Mateus Simões vão atravessar o Hall das Bandeiras, onde estarão perfilados os Dragões da Inconfidência, e serão recepcionados por uma comissão de deputados no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, onde também estarão vereadores e prefeitos.

No Plenário, o governador e seu vice serão saudados por cadetes da Polícia Militar, que estarão empunhando o espadim Tiradentes, que simboliza honra e dignidade. Após a execução do Hino Nacional, os dois entregarão ao presidente da ALMG suas declarações de bens.

A cerimônia prossegue com a leitura, pelos dois eleitos, do compromisso constitucional: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis, promover o bem geral do povo mineiro e sustentar a integridade e a autonomia de Minas Gerais". Em seguida, será lido o termo de posse, que será assinado pelo governador e pelo seu vice.

Depois disso, Romeu Zema e Mateus Simões serão declarados empossados pelo presidente da ALMG. Em seguida, eles receberão exemplares das Constituições Estadual e Federal. Depois disso, haverá a transmissão de cargo de governador.

A solenidade terá ainda discursos do governador e do presidente da ALMG. Romeu Zema e Mateus Simões deixarão o Plenário sob a "cúpula de aço" formada por cadetes do Corpo de Bombeiros. Após o evento na ALMG, haverá um rito militar na Praça da Liberdade e uma cerimônia de recondução ao cargo e início da nova gestão do Governo do Estado, no Palácio das Artes.

Governador inicia segundo mandato

Natural de Araxá (Alto Paranaíba), Romeu Zema Neto tem 58 anos, é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e tem sua trajetória profissional ligada ao Grupo Zema, fundado por seu bisavô, o imigrante italiano Domingos Zema.

Ele assumiu a gestão das Lojas Zema em 1991 e deixou a presidência do Conselho de Administração do conglomerado de empresas em 2016. Atualmente, o grupo tem lojas de eletrodomésticos, concessionárias de veículos e financeira, entre outros negócios.

É filiado ao Partido Novo desde 2018, quando disputou sua primeira eleição e conquistou o primeiro mandato de governador de Minas Gerais. Em seu governo, teve aprovadas na ALMG uma reforma administrativa, com redução de secretarias de Estado e de cargos comissionados, e uma reforma da previdência, com novas regras para a aposentadoria de servidores estaduais.

Nas eleições de 2022, foi reeleito no 1º turno com 56% dos votos válidos, derrotando Alexandre Kalil (PSD), que teve 35% dos votos. Seu plano de governo para o segundo mandato tem como pilares a valorização do empreendedorismo e da autonomia dos indivíduos, a desburocratização e a transformação digital do serviço público estadual.

Fonte:

Deixe seu comentário