Portal da Cidade Andradas

LGBTQIA+

Polêmica marca a 3ª Sessão Ordinária do ano realizada pela Câmara de Andradas

Três projetos também foram votados e aprovados por unanimidade pelos parlamentares

Publicado em 08/03/2023 às 14:00
Atualizado em

Sessão teve questionamento de fala do presidente da casa (Foto: Portal da Cidade)

Na noite desta terça-feira (07), aconteceu na Câmara de Vereadores de Andradas a 3ª Sessão Ordinária do ano. Durante o expediente do dia, quatro matérias propostas pelo Poder Legislativo foram lidas: o Projeto Substitutivo ao Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de câmeras de segurança nas escolas municipais, o Projeto de Lei que institui a “Semana das Entidades” no calendário oficial do município, o Projeto de Lei que proíbe a realização de queimadas em lotes urbanos e o Projeto de Lei que institui do “Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+” em Andradas.

Após serem lidos, os projetos foram encaminhados as devidas comissões. No decorrer da sessão, os vereadores fizeram requerimentos, abordaram inúmeros temas e aprovaram três moções, uma de pesar e outras duas de aplausos.

A moção de pesar foi aprovada por ocasião do falecimento do comerciante Paulo Munhoz, conhecido por ser apaixonado pelo Rio Branco de Andradas Futebol Clube e que, por muitos anos, manteve uma loja de artigos esportivos no centro da cidade.

Duas moções de aplausos foram aprovados em homenagens a prefeita de Andradas Margot Navarro Graziani Pioli e a jornalista Rosangela Ferrari Granato, que aniversariam recentemente.

O vereador Luiz Gustavo Xavier fez uso da palavra para criticar a letra de uma música usada em um vídeo divulgado pela Prefeitura abordando as obras do posto de saúde do Bairro dos Gonçalves. “E nessa chamada, na minha opinião de muito mau gosto, tinha uma música de cunho sexual. Eu acho que uma administração tem que tentar evitar esse tipo de coisa. Eu recebi uns questionamentos de algumas pessoas e eu também acho muito imprópria”, realçou o vereador que, na sequência, leu a letra da música, destacando que no filme veiculado foi ao ar apenas o refrão. “Então é uma crítica e uma orientação para que isso não se repita mais, que a gente possa fazer sim as propagandas, mas tomar cuidado com esse tipo de situação”.

Foto: Vereador Luiz Gustavo Xavier (Reprodução/Câmara de Andradas)

O vereador Ricardo Felisberto dos Reis também fez uso da palavra para tecer uma crítica, desta vez voltada ao secretário de Governo, Segurança Pública e Defesa do Cidadão Valdir Basso. De acordo com ele, Valdir teria faltado com a verdade ao abordar uma situação envolvendo o cemitério do Distrito da Gramínea. “Dias atrás, entrando lá eu me deparei com uma tampa de caixão e cobrei da Administração essa questão, mas o Doutor Valdir foi num jornal local e falou que aquela tampa eu teria tirado do fundo do cemitério e trazido mais para a frente, que eu fiz o vídeo para aparecer. Mas eu jamais jogaria tão baixo desse jeito e fiquei realmente aborrecido com a situação”, disse Ricardo.

O secretário Valdir, que acompanhava a sessão, disse ao Portal da Cidade que não se manifestaria a respeito da fala do vereador.

Foto: Vereador Ricardo Felisberto dos Reis (Reprodução/Câmara de Andradas)

Chegou então o momento mais polêmico da sessão, que foi quando o vereador Vinícius Teixeira abordou um áudio gravado pelo presidente da Câmara Paulo Moreira.

Na gravação, dirigida a uma pessoa da comunidade evangélica de Andradas, o vereador trata do projeto que institui o “Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+” no município. Autor do projeto, Vinícius falou a partir do parlatório, utilizando panos com cores que remetem ao movimento LGBT. “Teve um vereador aqui que chegou ‘mancando’ na Câmara por causa do tiro que deu no próprio pé”, ironizou, referindo-se ao teor da mensagem vazada. “Sobre esse projeto ser uma afronta, conforme diz o áudio que está amplamente circulando pelas redes sociais, pelos WhatsApp’s, Telegram’s dos cidadãos de Andradas, afronta é ser homofóbico mesmo depois de toda a luta empreendida pela comunidade LGBTQIA+, afronta é fazer esse tipo de fala mesmo sabendo que é esse tipo de discurso que vai gerar a violência, a morte e a perseguição aos que pertencem a essa minoria”, enfatizou Vinícius, para na sequencia dizer que associar a comunidade a promiscuidade ‘talvez’ seja crime. “Vossa Excelência, quando associa os gays a promiscuidade, talvez o senhor esteja cometendo crime. Digo ‘talvez’ pois não sou juiz para condenar e nem advogado para cravar isso com precisão. Mas não será eu, um membro do Poder Legislativo, que irei dizer isso: será um membro de outro poder, o Poder Judiciário, que nos falará sobre esse episódio triste da história de Andradas. O dia em que o representante eleito disse o que não deveria ser dito, diz algo que milhares de andradenses não queriam ter ouvido, algo que todos nós repudiamos ou pelo menos deveríamos repudiar”.


Em replica, o presidente Paulo Moreira destacou ter sido mal interpretado. “O projeto original diz que [este dia] será comemorado anualmente, no domingo que antecede a data do aniversário da cidade, e quando antecede a data do aniversário da cidade é carnaval, e o carnaval por si só é promíscuo. Isso é uma opinião minha, assim como o áudio que foi exibido, é uma opinião minha, mas eu acredito que eu fui mal interpretado naquele áudio e peço desculpas, se eu errei eu peço perdão. Eu tenho amigos homossexuais, me dou muito bem com eles e esse projeto deveria ser contra o preconceito e também a favor do respeito, mas por toda a vida, e não um projeto que prevê só um dia apenas”. Paulo Moreira repudiou ainda ser homofóbico. “Homofobia quer dizer rejeição ou aversão a homossexual e a homossexualidade. Em momento algum eu o fiz, eu simplesmente disse que o projeto deveria ser melhor analisado. Em momento algum eu tive algum tipo de discriminação na minha fala”.

Agora, existe possibilidade do projeto em questão ser votado no dia 21 de março, quando acontecerá a quarta sessão ordinária do ano. Se isso acontecer, a expectativa é que compareçam diferentes setores da sociedade e que a Câmara fique cheia.

Antes do término da sessão, três projetos foram votados e aprovados por unanimidade: o Projeto de Lei (pelo Executivo) que ratifica as alterações do contrato de consórcio público da Associação do Município da Microrregião do Alto do Rio Pardo - AMARP, o Projeto de Lei (pelo Legislativo) que concede incentivo fiscal a empresas que empreguem percentual mínimo de pessoas com mais de 40 anos e o Projeto de Lei (pelo Legislativo) que institui o “Dia do Esporte” em Andradas.

Este último, proposto pelo vereador Luiz Benedito Raimundo, prevê que sempre no primeiro domingo após o aniversário da cidade sejam promovidas competições esportivas em diversas modalidades, seminários e outras atividades realçando a importância do esporte na vida das pessoas. “É uma bandeira que a gente ama tanto, sabemos das dificuldades e do carinho que os professores tem com as crianças nas escolas, então isso é para a gente tirar as crianças da rua”, enfatizou Luizinho.

Foto: Vereador Luiz Benedito Raimundo (Reprodução/Câmara de Andradas)

O projeto de emenda à lei orgânica pelo Legislativo que altera o artigo 120 da Lei Orgânica Municipal não foi discutido e nem votado, apesar de ter sido pautado.

Confira a sessão na íntegra:


E hoje, Dia Internacional da Mulher, os vereadores realizarão sessão solene homenageando 18 andradenses que se destacaram no município nos últimos anos.

Cada vereador realizou duas indicações. A solenidade está prevista na Resolução 128/2013, que institui o “Mês da Mulher Andradense”, comemorado sempre em março.

A sessão solene terá início às 19 horas e será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube.

Fonte:

Deixe seu comentário