Portal da Cidade Andradas

DEMOCRACIA

Políticos andradenses se manifestam sobre ataques ocorridos em Brasília

Margot Pioli e Rodrigo Lopes lamentaram os fatos ocorridos na capital federal

Publicado em 10/01/2023 às 15:15
Atualizado em

Congresso, Palácio do Planalto e STF foram invadidos (Foto: Agência Brasil)

No último domingo, diversos manifestantes invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) como forma de protesto contra o resultado das últimas eleições para presidente. Diante dos fatos, políticos andradenses se manifestam sobre ataques ocorridos em Brasília.

Por meio de suas redes sociais, a prefeita de Andradas, Margot Pioli, disse que depredações e atos de vandalismo devem ser repudiados e que apenas “manifestações pacíficas são legítimas e devem ser respeitadas”.


Já o ex-prefeito e deputado estadual Rodrigo Lopes afirmou ser “lamentável os atos de invasão e depredação” e destacou que atos violentos “não fazem parte de uma democracia”.


Intervenção

Após as invasões, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou um decreto que prevê a intervenção na área de segurança pública do governo do Distrito Federal até 31 de janeiro de 2023. A intervenção será comandada pelo secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli. O interventor poderá requisitar recursos financeiros, tecnológicos e estruturais necessários a quaisquer órgãos. Segundo o decreto, leis que não tiverem relação com segurança pública permanecem sob responsabilidade do governo local.

Punição

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta terça-feira, 10 de janeiro, que aqueles que financiaram ou incentivaram os atos golpistas, seja por ação ou omissão, serão punidos no rigor da lei, além dos próprios vândalos que atacaram as sedes dos Três Poderes.

Fonte:

Deixe seu comentário