Portal da Cidade Andradas

REIVINDICAÇÃO

Prefeito de Andradas participa de ação para pressionar deputados

Prefeitos querem evitar aprovação do projeto de lei que cria fundo para pagamento de dívidas do Executivo Estadual

Publicado em 22/11/2018 às 01:13
Atualizado em

Prefeitos de diversas cidades mineiras se reuniram na Assembleia Legislativa nessa quinta-feira (Foto: ACS/Prefeitura Municipal)

O prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, esteve reunido com cerca de 50 prefeitos de cidades de  Minas Gerais nessa quinta-feira, 22, para uma ação na Assembleia Legislativa. Chefes do Executivo tentam pressionar deputados estaduais a não aprovarem o projeto de lei 5456/2017.

O projeto que gera insatisfação dos prefeitos mineiros é de autoria do governador Fernando Pimentel (PT) e visa criar o Fundo Extraordinário de Minas Gerais (Femeg), destinado ao pagamento de dívidas deixadas pelo Executivo para 2019. Pelo projeto, cerca de R$11 bilhões seriam destinados ao fundo.

A oposição dos prefeitos se deve à opinião de que o projeto seria apenas um recurso para evitar que Fernando Pimentel seja enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe um governante de deixar dívidas para o sucessor, exceto se houver previsão de receitas no caixa.

"O objetivo desse projeto não tem nenhuma relação com os municípios, não tem nada que vincula o dinheiro ao pagamento da dívida com as prefeituras. O governo só quer se proteger da LRF", afirmou Rodrigo Lopes.

Segundo a Associação Mineira de Municípios, o Estado contabiliza uma dívida de R$ 10,4 bilhões com as prefeituras (referente a repasses de ICMS, IPVA e recursos para saúde e educação) e a criação do Femeg poderia agravar ainda mais a situação.

A expectativa é que o texto seja votado em plenário na primeira semana de dezembro.

Fonte:

Deixe seu comentário