Portal da Cidade Andradas

DIA ESPECIAL

Rodrigo Lopes toma posse como Deputado Estadual nesta quarta-feira

Solenidade no dia 1º de fevereiro também marca o início da 20ª Legislatura

Publicado em 31/01/2023 às 10:45
Atualizado em

76 dos 77 parlamentares eleitos tomarão posse (Foto: ALMG)

Os deputados estaduais escolhidos pelos mineiros nas últimas eleições, entre eles o andradense Rodrigo Lopes, serão empossados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, em solenidade realizada no Plenário, a partir das 14 horas.

O ex-prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, é um dos que tomarão posse nesta cerimônia. Eleito com 28.270 votos, ele já havia sido diplomado no último dia 19 de dezembro, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Na ocasião, 76 dos 77 parlamentares eleitos tomarão posse. Isso porque, a deputada eleita Chiara Biondini não poderá tomar posse juntamente com os demais já que ela ainda não terá 21 anos de idade nesta data e só poderá ser empossada depois do dia 22 de fevereiro, data do seu aniversário.

A reunião de Plenário do dia 1º de fevereiro, chamada de preparatória, também será o marco inicial da 20ª Legislatura da ALMG. Logo após a posse dos deputados, será realizada a eleição da nova Mesa Diretora da ALMG para o biênio 2023-2025. A 20ª Legislatura termina no dia 31 de janeiro de 2027.

Como será a solenidade de posse

A Reunião Preparatória será conduzida pelo deputado mais idoso, também chamado de decano. Trata-se do deputado Dr. Maurício, que tem 73 anos. Médico, produtor rural e empresário, foi duas vezes prefeito de Ouro Fino e chega à ALMG para exercer o seu primeiro mandato de deputado estadual.

Após a composição da mesa da solenidade e a execução do Hino Nacional, será empossado primeiramente o novo presidente. Em seguida, serão empossados os demais parlamentares, que também deverão prestar um juramento constitucional. Finalizada a posse, serão instaladas a 20ª Legislatura e sua 1ª sessão legislativa ordinária. Após esse momento, será feita a leitura da mensagem do governador Romeu Zema. Encerrada a solenidade, o Plenário será reorganizado, para a realização da eleição da Mesa.

A reunião será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, pelo Portal da Assembleia e pelo YouTube.

Fonte:

Deixe seu comentário