Portal da Cidade Andradas

Situação de Estação de Tratamento de Esgoto gera indignação de moradores

Mau cheiro de fezes e urina são realidade para alguns moradores do Portal do Sol e dos jardins Rio Branco e Europa

Publicado em 20/10/2017 às 07:24

Uma grande polêmica surgiu nos últimos dias nas redes sociais por conta da situação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE - do Bairro Portal do Sol e dos jardins Rio Branco e Europa. Tudo começou quando a empresária Juliana Lanzani Gomes postou um vídeo e fotos em sua página no Facebook demonstrando as péssimas condições da ETE, onde fezes humanas e urina são mostradas espalhadas a céu aberto.

“Olha a situação que está isso daqui. Horrível! Lastimável! Eu não consigo entender como uma prefeitura do porte de Andradas consegue deixar chegar nesta situação. Tudo aberto, nada funciona, esgoto a céu aberto! Eu peço faz uns cinco anos e eu queria saber até quando vai ficar isso daqui”, desabafou a moradora enquanto filmava excrementos humanos transbordando para fora da ETE, descendo por uma via de terra.

Além do aspecto repugnante de quem observa o local, o mau cheiro contamina e atinge todos aqueles que moram na vizinhança ou que caminham por ali. Os moradores dizem que simplesmente é insuportável viver próximo a esta Estação de Tratamento de Esgoto.

Após gravar o vídeo muitos internautas apoiaram Juliana e também demonstraram indignação. O caminhoneiro Joabe Christofoletti escreveu que a origem deste tipo de problema está também na aprovação de “loteamento sem prévio estudo” e completa afirmando que a cidade “não tem condições de crescimento”.

Já o corretor de imóveis Marcelo Fernando Rabelo realçou que os nove vereadores da cidade “tem obrigação de tomar medidas firmes buscando Ministério Público”, já que de acordo com ele as funções do Poder Legislativo não se restringem a “questionar o Executivo, mas direcionar em diligências em face de ser Saúde Pública”.

O problema se arrasta há vários anos e agora os moradores exigem uma solução. Para falar sobre o assunto, o Portal da Cidade conversou com o prefeito Rodrigo Lopes, que reconheceu o problema. “Esta situação perdura já há dez anos ou mais, mas para que a prefeitura resolva é preciso um investimento de cerca de três milhões de reais. A prefeitura não tem este dinheiro”, lamentou.

Rodrigo diz ainda que o sistema de esgoto construído no local está “ultrapassado” e não tem “efetividade”. “Ali é uma realidade bastante complicada. O custo deste sistema é inviável e ele não tem eficiência no tratamento de esgoto. Isso foi construído lá atrás, na época com boa intenção de sanar o problema, mas ele não tem eficiência e é completamente inviável, ele não produz resultado, não produz um tratamento adequado”.

Ainda assim, as notícias parecem ser boas aos moradores dos entornos da ETE. O Chefe do Poder Executivo local diz que em breve a situação deverá estar resolvido. Mas como? É por causa da construção de um novo loteamento em Andradas. “Este novo loteamento fica nas imediações da estrada que leva ao Bairro do Óleo, o ‘Jardim São Cristóvão’. E dentro da aprovação fizemos um acordo com o dono do loteamento que irá construir uma Estação de Tratamento de Esgotos que irá sanar o problema dos moradores do Portal do Sol e dos jardins Rio Branco e Europa”, afirma o prefeito que ainda diz acreditar que em cerca de dez meses o problema finalmente estará resolvido.

Enquanto isso não acontece, a população daqueles bairros deverá continuar sofrendo com o aspecto repugnante da ETE e com o péssimo odor que dela emana.

Fonte:

Deixe seu comentário