Portal da Cidade Andradas

CONHECENDO

Vereador Vinícius Teixeira visita Centro de Controle de Zoonoses em Andradas

Parlamentar esteve no local buscando compreender as atribuições do órgão diante de várias reclamações que tem ouvido

Publicado em 06/12/2021 às 15:06
Atualizado em

Vereador passou pelas baias onde ficam os cães e gatos (Foto: Divulgação/Vinícius Teixeira)

O vereador Professor Vinícius Teixeira (PT), presidente da Comissão de Ética na Câmara, esteve na última quarta-feira (01), em visita ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Além de conhecer o espaço físico e visitar os animais que lá estão o vereador conversou com a veterinária Jéssica que lhe explicou com precisão as verdadeiras atribuições do CCZ e as dificuldades que a população possui em entender os serviços prestados pela instituição. “O que motivou minha visita foram diversas reclamações da população em relação ao CCZ não estar cumprindo as suas devidas atribuições, que até onde tenho conhecimento é de recolher animais em situação de vulnerabilidade, como idade avançada, doenças e também acidentados. Na oportunidade fui confirmar essas atribuições junto dos responsáveis pelo CCZ e também ouvir a demanda deles em relação ao que eles esperam da comunidade.” disse Vinícius.

O parlamentar passou pelas baias onde ficam os cães (canil) e também os gatos (gatil), e disse que o que concluiu da conversa com a veterinária foi que as atribuições do CCZ não vão no sentido de abrigar qualquer animal encontrado por cidadãos da cidade e sim de receber e buscar casos em que o animal que não possui dono e esteja nas situações já citadas acima.


“Agora que pude ouvir dos próprios funcionários do CCZ sobre suas atribuições, posso fazer as devidas cobranças de forma mais eficiente e pontual, mas a população em si precisa ter mais consciência do que significa ter um animal doméstico, que o mesmo envelhece, está suscetível a doenças e quando não castrado se reproduz, e se for para abandonar o animal após ele gerar algum desconforto em relação a essas realidades, que o cidadão opte por não adotar um pet, porém peço aqui também que se algum indivíduo tiver interesse na adoção, seja de um gato ou de cachorro, que marque e visite o Centro de Controle de Zoonoses, pois lá existe muitos aguardando por uma adoção responsável”, disse o vereador.

O vereador disse que seu objetivo foi fiscalizar e compreender melhor a função do órgão e se coloca a disposição tanto dos funcionários da repartição como das comunidades protetoras dos animais de Andradas.

Fonte:

Deixe seu comentário