Portal da Cidade Andradas

SEM AUMENTO

Câmara exclui de Projeto de Lei o aumento de salário do prefeito e outros cargos

Medida foi aprovada após Senado aprovar exigências para que municípios recebam repasses

Publicado em 13/05/2020 às 03:30
Atualizado em

Algumas categorias poderão ter reajuste salarial (Foto: ACS/Câmara de Andradas)

Após o Senado aprovar o repasse de R$ 60 bilhões aos municípios exigindo em contrapartida algumas medidas por parte dos governos municipais, a Câmara de Andradas aprovou a retirada da previsão de aumento ao prefeito e a outros cargos do Projeto de Lei Ordinária nº 2/2020.

O projeto de lei de ajuda financeira da União a estados e municípios impõe restrições ao funcionalismo público, tais como a proibição de reajustes salariais e de novas contratações até o fim de 2021.

A proposta prevê também que servidores civis e militares dos setores de saúde, segurança pública, educação, assistência social e limpeza pública, policiais legislativos, técnicos e peritos criminais e agentes socioeducativos não façam parte do grupo que não poderá ter reajustes.

Dessa forma, a Câmara andradense realizou mudanças no Projeto de Lei Ordinária nº 2/2020, que já havia sido votado e garantia a revisão salarial ao funcionalismo público de 6%. Com a alteração, foi excluída a revisão anual os cargos de prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários, procurador geral e chefe de gabinete dos poderes Executivo e Legislativo.

Com base nas exclusões, no entanto, os vencimentos dos cargos de secretários, procurador e chefe de gabinete ficaria abaixo dos salários dos servidores que ocupam cargos de gerência, o que é inconstitucional por se tratar de cargos hierarquicamente inferiores no Plano de Carreira. A emenda, apresentada pela Comissão de Finanças, Tributação, Endividamento e Orçamento, no entanto, manteve a exclusão do reajuste para prefeito, vice-prefeito e vereadores, e concedeu o índice de 4,48% (correspondente à inflação oficial) aos demais.

Na primeira análise do projeto, os vereadores não aplicaram o reajuste a todos os agentes políticos por entenderem que o atual cenário de crise, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, não era propício para o reajuste. Mantiveram somente os projetos de revisão geral anual dos servidores que foram aprovados e sancionados.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: https://bit.ly/2JAyqGL 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário