Portal da Cidade Andradas

INOVADOR

“A Incrível Máquina de Livros” chega a Poços dia 10 de dezembro

Depois do sucesso das temporadas de 2018 e 2019, a iniciativa patrocinada pela Colgate-Palmolive passará por mais 11 municípios em sete estados e o DF

Publicado em 01/12/2021 às 09:17
Atualizado em

Prefeito Sergio Azevedo inaugurou o projeto nacional A Incrível Máquina de Livros no Flipoços 2018 (Foto: Divulgação/GSC Eventos Especiais)

Já pensou se existisse uma invenção capaz de transformar os livros já lidos em outros livros? Com certeza seria muito mais fácil ampliar o repertório de leitura. O que era sonho agora virou realidade graças ao projeto “A Incrível Máquina de Livros”, uma iniciativa da Infinito Cultural, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e com o patrocínio da Colgate-Palmolive. De forma inovadora, o projeto incentiva a leitura e a formação de leitores, atraindo a atenção do público pelo viés da fantasia e da imaginação.

Em 2021, a iniciativa começou sua viagem pelo Brasil na cidade de Piracicaba/SP. Depois, “A Incrível Máquina de Livros” pega a estrada passando por São Luís (Maranhão), Teresina (Piauí), Fortaleza (Ceará), Recife (Pernambuco), Luziânia, Caldas Novas e Catalão (Goiás), Brasília (Distrito Federal), Poços de Caldas e Andradas (Minas Gerais).

Com uma mescla de capitais e pequenas cidades, a democratização do trajeto da Incrível Máquina já estava presente nas edições anteriores e se consolidou esse ano. Em 2018 e 2019, o projeto fez a alegria de leitores em 30 municípios de 16 estados brasileiros percorrendo mais de 21 mil quilômetros e transformando cerca de 60 mil livros. O projeto passou por Poços em 2018 juntamente com o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, Flipoços.

Para as transformações de livros acontecerem de forma segura neste período de pandemia, principalmente para o público, “A Incrível Máquina de Livros” adotou vários protocolos de prevenção seguindo as orientações das autoridades competentes. O uso de máscara e o distanciamento na fila são obrigatórios para os participantes, que terão à disposição totens com álcool em gel. Todos os livros, que entram e saem da Incrível Máquina são higienizados, assim como a própria máquina e seus equipamentos.

Transformando livros em Poços de Caldas

Como acontecem as transformações dos livros? A ação se desenvolve da seguinte maneira: “A Incrível Máquina de Livros” estará estacionada nas árvores da Urca de 10 a 13 de dezembro (mesmo local que ela ficou em 2018, quando esteve no Flipoços). O participante leva um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na Máquina e aperta um dos dois botões disponíveis: adulto ou infantil. Automaticamente, como um toque de mágica, aquele livro se transforma em outro livro, que o participante levará para casa e aproveitará sua nova leitura. Como a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem da ação, cada um pode colocar até no máximo três livros. Vale lembrar também que os livros que as pessoas colocarem serão futuramente transformados para outras pessoas. Por isso não serão aceitos gibis, livros didáticos e livros técnicos.

A Incrível Máquina de Livros tem a capacidade de transformar mil livros por dia. Serão centenas de títulos disponíveis, como clássicos da literatura mundial e brasileira de autores como Monteiro Lobato, José de Alencar, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, livros presentes nas listas de mais vendidos, escritoras infantis de sucesso como Eva Furnari, Ruth Rocha e Ana Maria Machado, além das obras dos autores indicados ao Prêmio Jabuti, como a escritora Conceição Evaristo, homenageada pela premiação em 2019. Os livros transformados, que podem ser novos ou usados, sempre são uma surpresa.

“A Incrível Máquina de Livros” aguarda por toda população de Poços

Na primeira vez que A Máquina passou por Poços foi no Flipoços 2018 e foi um grande sucesso. Na época, o projeto fez parte da programação do Festival e recebeu até faixa inaugural, porque foi lançado em Poços de Caldas. De lá para cá o projeto percorreu diversas capitais e pequenas cidades em quase todo país.

Em Poços o projeto volta agora em dezembro, em uma parceria da Infinito Cultural com a GSC Eventos/Flipoços e conta com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura e vai compor a programação oficial do Natal da cidade. O veículo receberá uma decoração especial e ficará estacionado embaixo das árvores da Urca (Praça Getúlio Vargas) entre 10 e 13 de dezembro, das 10h às 17h.

A participação é gratuita e desde já o Flipoços, a GSC e a Secult convocam toda a população da cidade e da região para participar e prestigiar a iniciativa. As escolas poderão ainda fazer agendamentos para seus alunos e professores com a Helena pelo (35) 3697-1551 na GSC. Mais informações acesse www.flipocos.com.

Fonte:

Deixe seu comentário