Portal da Cidade Andradas

POLÊMICA

Alcoa esclarece situação das barragens na região

Diversas pessoas compartilharam informações falsas nas redes sociais

Publicado em 28/01/2019 às 01:17

Segundo empresa, não há risco de desastre em Poços de Caldas (Foto: Alcoa Alumínio S.A.)

Após várias pessoas da região compartilharem informações falsas nas redes sociais sobre a possibilidade de desastre nas barragens de Poços de Caldas, a Alcoa divulgou um comunicado esclarecendo a situação e negando que haja riscos.

Segundo a empresa, "As Áreas de Resíduo de Bauxita (ARBs) e Lagoas de Rejeitos, que são usadas pela Alcoa no Brasil, não têm similaridade em termos de engenharia e conteúdo com as barragens de rejeitos de minério de ferro, operadas por outras empresas" (confira a nota completa abaixo). 

Além disso, o geólogo Hélio Scalvi, especialista no assunto, descartou que haja riscos de problemas nas barragens da região, entre elas as da INB, Alcoa e Curimbaba. Ele destaca ainda que as barragens da região são menores do que as de Brumadinho e Mariana, onde ocorreram desastres, e em caso de vazamento não haveria perigo para as cidades próximas.

Confira o comunicado oficial da Alcoa:

Nota de Esclarecimento

Devido ao rompimento de uma barragem de contenção de rejeitos de minério de ferro, na cidade de Brumadinho, Minas Gerais, na última sexta-feira, esclarecemos as possíveis dúvidas sobre as operações da Alcoa.

A Alcoa tem Unidades nos Estados do Pará, Maranhão e Minas Gerais. A Empresa é comprometida com a saúde, segurança e meio ambiente e opera dentro dos mais altos padrões nacionais e internacionais. Trabalhamos próximos às agências ambientais e reguladoras, incluindo a Agência Nacional de Mineração (ANM) e Secretarias do Meio Ambiente nos Estados onde estamos presentes para garantir excelência operacional e evitar riscos. 

As Áreas de Resíduo de Bauxita (ARBs) e Lagoas de Rejeitos, que são usadas pela Alcoa no Brasil, não têm similaridade em termos de engenharia e conteúdo com as barragens de rejeitos de minério de ferro, operadas por outras empresas. 

ARBs da Alcoa Poços de Caldas 

- As ARBs de Poços de Caldas são projetadas, construídas e operadas dentro dos mais rigorosos padrões e melhores práticas nacionais e internacionais. Todo o sistema está em conformidade com a legislação e regulação dos entes federais e estaduais, assim como auditoria independente e atualizações nos sistemas estadual e federal de informações sobre segurança de barragens;

- Temos 9 ARBs, sendo 4 em operação e 5 já reabilitadas, todas consideradas estáveis de acordo com a legislação e padrões internacionais. O plano de monitoramento e controle abrange as especificações técnicas estabelecidas na legislação, padrões de engenharia e da Alcoa;

- A Alcoa Poços de Caldas possui Plano de Ação de Atendimento de Emergência, detalhando as ações de monitoramento, mitigação e resolução de emergências, gerenciando os riscos, reduzindo e eliminando potenciais impactos internos e externos.

Desde os nossos operadores, lideranças operacionais e Equipe Líder, até as lideranças globais, atuamos diariamente sob os Valores da Companhia: Agir com Integridade, Operar com Excelência e Cuidar das Pessoas.

Alcoa Alumínio S.A.

Fonte:

Deixe seu comentário