Portal da Cidade Andradas

AUDIÊNCIA

Câmara de Poços debate manutenção e ampliação do meio passe universitário

Debate será realizado pela Câmara, atendendo a um requerimento do vereador Lucas Arruda

Postado em 23/04/2019 às 08:24 |

(Foto: ACS/Câmara de Poços de Caldas)

A Câmara de Poços realizará uma audiência pública para discutir o tema “Meio passe universitário: manutenção e possibilidade de ampliação para todas as linhas do transporte público e para todas as universidades”. O evento será na próxima sexta-feira (26), às 17h, atendendo a um requerimento do vereador Lucas Arruda (Rede).

De acordo com o parlamentar, o assunto vem sendo abordado há bastante tempo, tanto através de requerimentos encaminhados ao Executivo, como também de reuniões com estudantes e Prefeitura. O legislador ressalta que, recentemente, recebeu um ofício do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUC Poços de Caldas, que representa todos os alunos da instituição, solicitando a realização de uma audiência para discutir a legislação em vigor e soluções viáveis para atendimento ao pleito defendido pelo movimento estudantil do município.

A elaboração e execução do Plano de Mobilidade Urbana, além da proximidade do período para a nova licitação do serviço de transporte coletivo urbano, foram fatores que também motivaram um novo debate sobre o tema, segundo Lucas Arruda. “Vários fatores contribuíram para que solicitássemos uma audiência pública sobre o meio passe. Desde o início dessa legislatura, tenho cobrado uma posição do Executivo para que a Lei Municipal n. 8.667/2010, que universalizou o direito ao benefício, seja cumprida. Através de requerimentos enviados à administração, fui informado que há dificuldades para cumprir a legislação e algumas medidas paliativas foram tomadas, como por exemplo a implantação de linhas especiais para algumas universidades”, destaca.

Arruda afirma que, atualmente, as linhas especiais continuam apenas para alunos da PUC e Faculdade Pitágoras, além de uma única linha para a Unifal, o que tem sido motivo de reivindicações por parte dos alunos. “São situações que merecem uma atenção especial e queremos retomar a discussão. Sabemos que há uma dificuldade em cumprir a legislação vigente, visto que ela determina que as despesas devem ser custeadas pelo serviço de busdoor e o valor arrecadado hoje não é suficiente, no entanto queremos ampliar o debate, reunindo todos as pessoas envolvidas nesse processo. Em uma das últimas reuniões com o Executivo, foi abordada a questão da nova licitação no transporte coletivo, então precisamos buscar alternativas para que a demanda seja atendida”, diz.

O vereador enfatiza a importância dessa política pública para manutenção de muitos estudantes nas instituições de ensino superior do município. “Diante da constante luta do movimento estudantil de Poços, que há quase 10 anos reivindica melhorias, esperamos que essa audiência tenha encaminhamentos positivos e a questão do meio passe seja resolvida”, declara.

As inscrições para uso da palavra durante a audiência devem ser feitas pelo e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br, até as 18h da véspera do evento. O debate será transmitido pela Internet no Portal da Câmara e nas páginas do Facebook e Youtube.

Fonte:

Deixe seu comentário