Portal da Cidade Andradas

CONSCIENTIZAÇÃO

CIOP marca presença no 4º Encontro União Rosa

Evento promovido pelo GAAPO reuniu pacientes e ex- pacientes em uma tarde de beleza e cuidado na Urca

Publicado em 10/10/2019 às 05:24

(Foto: Divulgação)

Um dia marcado por cuidado, carinho, beleza e também conscientização. Assim foi o 4º Encontro União Rosa, que aconteceu na última segunda-feira (7), no Espaço Cultural da Urca. O evento foi promovido pelo Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAAPO) e contou com diversos voluntários e apoiadores, entre eles, o Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa (CIOP).

Dentro da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o encontro reúne pacientes e ex-pacientes para abordar um assunto que também é essencial durante o tratamento: a autoestima. Por isso, durante toda a tarde, além de um delicioso café, as participantes contaram com manicure, maquiagem, massagem, apresentação de coral, dança do ventre e até um ‘aulão’ de dança.

Para a presidente do GAAPO, Cláudia Regina Rocha, eventos como esses são necessários para que as pacientes se sintam acolhidas durante um momento difícil. “A gente está falando para mulheres que estão em tratamento, então aproveitamos para levar a elas esse carinho, esse cuidado, ressaltar a importância que a autoestima tem durante o tratamento, para que elas possam ver que não estão sozinhas, que outras mulheres já passaram pelo câncer e estão bem, e que é possível, sim, vencer”, comenta.

O oncologista do CIOP, dr. Tobias Engel, também esteve presente no encontro e destacou um dos objetivos do evento, que é proporcionar a troca de experiências entre mulheres que venceram o câncer e pacientes que ainda estão em tratamento. “A pessoa que teve câncer compartilha com quem está em tratamento, dando força, mostrando que essa fase também passa e depois segue a vida normal. Então, no Outubro Rosa, além de falar sobre a doença, esse tipo de evento reúne pessoas que passaram pelo problema, que trocam experiências e assim fortalecem umas às outras”, diz.

Tobias destacou ainda a importância de ações, não só durante o Outubro Rosa, que estimulem o autoexame, a realização de exames de rastreamento e o diagnóstico precoce, já que estes podem ajudar a melhorar a taxa de cura. “Sabemos que quando diagnóstico é feito precocemente a cura é a regra. Infelizmente, no Brasil, as pacientes chegam nos atendimentos de oncologia com a doença localmente avançada. Conforme dados do Tribunal de Contas da União (TCU), em torno de 55% dos casos do câncer de mama ainda chegam em estágio 3, estágio 4, que são doenças mais avançadas, onde as taxas de cura diminuem bastante”, finaliza.

O encontro contou ainda com a presença da psicóloga do CIOP, Maria Rejane Pereira de Jesus, que comentou que o Movimento Outubro Rosa é importante não só para conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce, como também para valorizar a autoestima das pacientes, que é exatamente o que o GAAPO busca oferecer.

Fonte:

Deixe seu comentário