Portal da Cidade Andradas

COMITIVA

Cônsul japonês visita Poços de Caldas nesta sexta-feira (22)

Objetivo é apresentar a cidade e o Recanto Japonês e sensibilizar a comitiva para um possível apoio na reconstrução da Casa de Chá

Publicado em 21/03/2019 às 01:09
Atualizado em

(Foto: ACS/Prefeitura de Poços de Caldas)

O Cônsul Geral do Japão, Yoshitaka Hoshino estará de passagem por Poços nesta sexta (22). Ele permanece na cidade por aproximadamente meia hora, quando irá conhecer o Recanto Japonês da cidade. A visita está marcada para as 11h30. Ele será recepcionado pelo prefeito Sérgio Azevedo e os secretários de Turismo, Ricardo Oliveira e Tiago Cavelagna (Planejamento), além de representantes da Associação Nikkei da cidade. O cônsul virá acompanhado de Sachiko Yokota, consulesa responsável pela Assistência de Projetos Comunitários e Segurança Humana e pela assistente Misako Kikuchi.

A meta é apresentar a cidade e o Recanto Japonês ao cônsul e sensibilizar a comitiva para um possível apoio na reconstrução da Casa de Chá, consumida por um incêndio em 2016. Ele irá receber um histórico de Poços de Caldas e um descritivo de todo o espaço do Recanto Japonês, detalhando as suas características e reafirmando o local como um marco da cultura japonesa no município. O documento ressalta a importância da reconstrução da Casa de Chá como um expoente desta cultura.

Após a passagem por Poços, o cônsul segue para Campestre, onde fará a entrega de um aparelho de raio X para a Santa Casa local. A solenidade em Campestre está marcada para as 14h.

Casa de Chá

Desde o início da administração, em 2017, esforços vêm sendo feitos para a reconstrução da Casa de Chá. Em maio de 2017, houve a visita do empresário japonês, Norio Nakashima , presidente da Nakashina Komuten, que se prontificou a fazer um projeto arquitetônico da nova Casa de Chá, com material e mão de obra japoneses. Em julho de 2018, representantes de Poços foram ao Instituto Bunkyo, em São Paulo, tentar uma parceria para a reconstrução, acompanhados pelo empresário e equipe.

O orçamento inicial para a reconstrução da Casa de Chá, com material e mão de obra japoneses ficou em aproximadamente R$ 800 mil, valor considerado muito alto pelas autoridades municipais, levando em consideração a crise financeira pela qual passam os municípios mineiros. Foi solicitado então ao empresário Norio Nakashima, a substituição do material japonês por brasileiro, barateando os custos.

A sugestão foi acatada e sua assistente, a arquiteta Elisabete Emi Niwa, refez o orçamento, que caiu para R$ 460 mil, permanecendo a mão de obra japonesa, que será fornecida gratuitamente pela Nakashima Komuten. “Na rápida visita de sexta, não iremos pleitear verba, mas esperamos que o cônsul se solidarize com a cidade”, destaca Ricardo Fonseca.

Recanto Japonês

O Recanto Japonês é uma réplica de um jardim japonês, com construções e vegetação típicas. Fica localizado numa vertente da Serra de São Domingos sendo rodeado por uma mata nativa. A antiga casa de chá e o quiosque foram projetados e construídos em estilo japonês. O local inclui um quiosque Azumaya, réplica do Manj-Tei, que existiu nos jardins do palácio imperial japonês, feito de madeira e telhado de palha. No ponto turístico há ainda um pequeno lago artificial e a Fonte dos Três Desejos. Foi inaugurado em 1981, numa parceria com a empresa Mitsui. O horário de visitação é de 8h às 18h, diariamente.

Fonte:

Deixe seu comentário