Portal da Cidade Andradas

SEGURANÇA

Defesa Civil apresenta plano de emergência para o período chuvoso

Órgão estadual prepara os municípios mineiros para enfrentar situações críticas

Publicado em 13/11/2018 às 08:38
Atualizado em

Objetivo é garantir integridade da população no período chuvoso (Foto: Agência Minas)

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), vinculado ao Gabinete Militar do Governador, apresenta, nesta terça-feira (13), o Plano de Emergência Pluviométrica 2018/2019. O plano, que já foi enviado às prefeituras, esclarece, passo-a-passo, como os municípios devem agir para, junto com o Estado, garantirem a integridade da população durante o período chuvoso.

O documento contempla a elaboração dos planos de contingência, o cenário climatológico para os próximos meses e as ações de resposta a possíveis desastres. Os envios de alertas, a decretação de situação de anormalidade, a assistência humanitária e o funcionamento do plantão também são detalhados no plano.

Ações de prevenção, mitigação e preparação - O suporte na elaboração e customização dos Planos de Contingência de Chuvas é uma das principais ações de prevenção, mitigação e preparação desenvolvidas pela Cedec junto aos municípios. Eles são analisados e, quando necessário, adequações são sugeridas. Além disso, a Cedec orienta, apoia e participa de exercícios simulados nos mais diversos municípios mineiros.

“Buscamos apoiar os municípios na preparação para o enfrentamento aos possíveis desastres típicos desta época. Caso desastres ocorram, os recursos disponíveis podem ser empregados de forma rápida e otimizada”, destaca o capitão João Luiz da Matta Felisberto, assessor de Desenvolvimento Setorial da Cedec.


A Cedec elaborou uma metodologia personalizada de Planos de Contingência e de Exercício Simulado, que se encontra disponível em seu site para download (www.defesacivil.mg.gov.br), servindo de referência para os municípios.

Outra ação desenvolvida é a capacitação das pessoas que atuam nas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Somente em 2018, a Cedec capacitou 790 profissionais de 76 municípios mineiros, por meio de cursos, seminários e palestras na capital e em todo o interior do estado.

A Cedec também mantém profissionais capacitados de plantão, que recebem e disseminam alertas de chuva para todo o território mineiro, enviando à população informações sobre possibilidade de ocorrência de chuva, sua duração e intensidade.

Os alertas de chuva também são comunicados através do aplicativo Sipdec, idealizado e desenvolvido a partir do ano de 2017 para potencializar as ações de proteção e defesa civil no estado. O aplicativo está disponível para download nas plataformas Android (Google Play) e iOS (App Store).

Fonte:

Deixe seu comentário