Portal da Cidade Andradas

LANÇAMENTO

Documentário que reúne histórias de 25 mulheres negras será lançado em Poços

A Produção audiovisual destaca temas como território, ancestralidade, cultura, negritude e resistência

Publicado em 27/11/2019 às 00:44
Atualizado em

Divulgação (Foto: Sabrina Carvalho)

Acontece nesta sexta-feira (29) o lançamento do documentário “Estamos aqui - experiências negras e os usos da cidade” no Instituto Moreira Salles (IMS Poços de Caldas) às 19h, com roda de conversa, apresentações artísticas e exibição do documentário.

O documentário é uma produção colaborativa que aborda a experiência vivida por 25 mulheres negras que residem em Poços de Caldas e apresenta depoimentos sobre religiosidade, saberes populares, memórias e vivências do corpo.

O filme aborda ainda as dinâmicas de resistência cultural, práticas de devoção e fé e ocupação dos territórios da cidade.

A proposta conta com o universos e as experiências das congadas, das religiões de matriz africana e do universo do hip-hop, destacando as relações que essas mulheres estabelecem com o território, em termos de ancestralidade, cultura, negritude e resistência.

Para Gabriela Acerbi “as mulheres que colaboram com esse projeto pontuam suas experiências de fé, suas conexões com a ancestralidade e também respondem sobre o que é ser uma mulher negra no município”. Além disso, “o projeto é a primeira proposta audiovisual realizada em coautoria por mulheres do município, sendo também o primeiro a abordar a temática racial a partir das experiências femininas de resistência e ocupação do território.”

O projeto é fruto de uma pesquisa documental realizada durante todo ano de 2019 e patrocinada pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Secretaria de Cultura.O evento de lançamento também irá contar com roda de conversa e apresentações artísticas realizada pelas mulheres que protagonizam o documentário.

Serviço

O que - Lançamento do documentário ​“Estamos aqui – experiências negras e os usos da cidade”
Onde​ - Instituto Moreira Salles - IMS Poços de Caldas. Rua ​ ​Teresópolis, 90 - Jardim dos Estados, Poços de Caldas - MG
Quando - Dia 29 de novembro, sexta-feira, às 19h
Quanto - Gratuito - Sujeito a lotação do espaço



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/2Bb40qp 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário