Portal da Cidade Andradas

MEIO AMBIENTE

Emater e Copasa firmam parceria para aumentar qualidade dos mananciais

Investimento será de R$ 1,2 milhão em ações de recuperação e preservação ambiental em todo o estado

Publicado em 10/05/2019 às 00:43

Iniciativas de conservação ambiental acontecem em 169 cidades (Foto: Emater-MG)

Um convênio firmando entre a Emater-MG e a Copasa irá intensificar as ações do Programa Pró-Mananciais. O acordo prevê um investimento de R$ 1,2 milhão em iniciativas de conservação ambiental em 169 municípios, abrangendo diversas bacias hidrográficas em todo o estado de Minas Gerais.

O objetivo é melhorar a qualidade e quantidade de água nos mananciais que servem para captação do sistema de abastecimento operado pela Copasa. “Várias das ações são feitas para melhorar o processo de infiltração no terreno, entre elas a construção de barraginhas [pequenas barragens], recuperação de estradas vicinais e uso do solo de maneira adequada. Com maior infiltração, haverá mais água nos períodos de maior estiagem”, afirma o assessor técnico da presidência da Copasa, João Bosco Senra.

Ele explica que o programa trabalha também com mudança de cultura da comunidade, incentivando práticas de agricultura orgânica, proteção de nascentes e matas ciliares, além da retirada dos esgotos dos cursos de água, tanto o doméstico quanto os dejetos de animais.

O convênio tem duas metas. A primeira delas é a elaboração de um diagnóstico ambiental das propriedades rurais. A outra, é voltada para capacitações, com “Técnicas de Conservação da Água e do Solo”.

Fonte:

Deixe seu comentário