Portal da Cidade Andradas

PLANO

Estudo faz diagnóstico da mobilidade urbana em Poços de Caldas

Relatório preliminar avalia aspectos como calçadas, ciclovias, quantidade veículos, transporte público e projetos de melhoria existentes

Publicado em 16/04/2019 às 22:34
Atualizado em

(Foto: ACS/Prefeitura de Poços de Caldas)

Já está no Portal da Transparência o relatório preliminar sobre o diagnóstico do sistema de mobilidade urbana de Poços de Caldas. O estudo é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira, por intermédio do curso de engenharia da mobilidade, para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

O documento possui 390 páginas. Além de coleta de dados e análise de campo, foram feitas entrevistas com a população. O convênio foi assinado em março de 2018. Por meio deste estudo, Poços, além de se enquadrar na Lei Federal 12.587/2012, ficando apta a receber recursos federais para o setor, passa a contar com o relatório de toda a sua estrutura viária.

O plano é a ferramenta que analisa a mobilidade na cidade para definir ações que favoreçam o fluxo de pessoas em todo o ambiente urbano. Segundo o secretário de Defesa Social, Marcos Sansão, o estudo é fundamental para mapear as necessidades dos locais e também traçar novos projetos e planos com o objetivo de tornar o trânsito mais eficiente, seguro e acessível.

Entre os aspectos apontados e avaliados estão as calçadas, as ciclovias, a quantidade veículos existentes e o transporte público. O relatório menciona também o projeto de revitalização da avenida João Pinheiro, já com verba garantida por meio de convênio com a Caixa, os projetos cicloviários e o processo licitatório da concessão do transporte coletivo.

O relatório preliminar pode ser acessado no link http://bit.ly/2IGy5D4. O estudo completo vai ser divulgado em breve.

Fonte:

Deixe seu comentário