Portal da Cidade Andradas

IMAGENS

Exposição ‘Entre Águas e Montanhas’ é destaque no Museu de Poços em dezembro

A mostra de fotografias preocupou-se em trazer a acessibilidade para pessoas com deficiência visual

Publicado em 09/12/2019 às 23:54
Atualizado em

(Foto: Bruno Alves)

O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebe de 11 a 29 de dezembro a exposição ‘Entre Águas e Montanhas’ do fotógrafo Bruno Alves, com curadoria de Gil Sibin, que retrata o Planalto de Poços de Caldas em um trabalho que estimula um fluxo de sensações e memórias de caráter histórico, cultural e afetivo, numa cidade em transformação contínua, fragmentadas entre a beleza e o futuro.

Reunindo fotografias que registram momentos de transformação e desgaste, o artista apresenta imagens fragmentadas da cidade de Poços de Caldas e cria possibilidades de múltiplas interpretações, como se fosse um quebra-cabeça de várias faces. Preocupado em documentar a cidade nesse estado de transição, Bruno Alves recria as paisagens a partir de um recorte, olhando para baixo e vendo o tempo alterando, movendo o tecido urbano. As fotografias procuram se prolongar umas sobre as outras, amarrando-se e criando uma imagem maior que permite certa autonomia para estabelecer algo que é muito diferente e ainda mais potente do plano da parede.

A equipe envolvida na proposta se preocupou ainda com a acessibilidade, e de forma inovadora para a cidade de Poços de Caldas traz textos que descrevem ludicamente a exposição em braile, o que possibilita o acesso das pessoas com deficiência visual.

Segundo o fotógrafo: “Para quem perdeu a visão, o contato com a arte visual é sempre um desafio, por isso propor mecanismos que trazem formas de superar as barreiras de acessibilidade se torna uma missão e também uma responsabilidade do artista, já que a arte é emoção e existe para comover e transformar a percepção da realidade. Nessa exposição, ainda que de forma breve, deficientes visuais poderão ter contato com os registros que retratam a cidade.”

A proposta faz parte de um projeto cultural viabilizado pelo Edital para Concessão de Patrocínios da Prefeitura de Poços de Caldas e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Ficha técnica:

Fotógrafo: Bruno Alves
Curadoria: Gil Sibin
Produção: Chiara Carvalho
Arte gráfica: Crys Marques

Serviço:

Exposição Fotográfica ‘Entre Águas e Montanhas’
Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Vila Junqueira, Rua Padre Henry Moton, s/n, Centro)
Período: 11 a 29 de dezembro
Entrada Gratuita



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/2P5Q47G 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário