Portal da Cidade Andradas

OLHO NA ÁGUA

Governo mineiro desenvolve plano de preservação da água em áreas rurais

Construção de bacias de captação de águas é um dos recursos para preservação da água

Publicado em 21/03/2019 às 08:52

Projeto visa recarga do lençol freático e revitalização das nascentes (Foto: Agência Minas)

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) desenvolvem ações para a preservação e o uso racional da água em Minas Gerais. A iniciativa tem como foco a construção de bacias de captação de águas de chuvas e enxurradas.

Os recursos, no valor de aproximadamente R$ 240 mil, são provenientes das instituições bancárias. Além da construção das bacias de captação, o dinheiro foi usado, por exemplo, na compra de uma retroescavadeira e custeio de combustível. Em contrapartida, os produtores arcaram com 50% dos custos das obras.

Desde o início do projeto, em 2016, foram construídas mais de 900 bacias de captação, em mais de 100 propriedades dos municípios.

A Emater é responsável pela execução do projeto, mobilização dos produtores e acompanhamento das obras. Os ganhos principais são a contenção de erosão, recarga do lençol freático, revitalização das nascentes e o não assoreamento dos rios e córregos. Ainda de acordo com o extensionista, os “impactos social e ambiental se deram graças ao maior acesso à água que, além do consumo humano, serve para matear a sede de animais domésticos e silvestres”, afirma.

Segurança hídrica e sustentabilidade ambiental - A Seapa e a Emater desenvolvem diversos projetos no estado voltados para a educação, conservação ambiental e promoção de práticas produtivas que não agridam o ambiente. A Emater atua diretamente nas comunidades rurais, estimulando o equilíbrio entre crescimento econômico e preservação do meio ambiente, buscando a harmonia entre a tecnologia da produção rural e a sustentabilidade. Nesse trabalho, em 2018, foram atendidos 125.581 agricultores familiares, 486 organizações e 7.339 pessoas da área urbana.

Fonte:

Deixe seu comentário