Portal da Cidade Andradas

MUDANÇAS

Ibitiúra de Minas pode deixar de existir caso PEC seja aprovada

Outras três cidades próximas a Andradas poderiam ser incorporadas a outros municípios

Publicado em 06/11/2019 às 08:00
Atualizado em

Ibitiúra de Minas tem hoje 3.488 habitantes (Foto: Evylin Carvalho)

Ibitiúra de Minas pode deixar de existir. Pelo menos enquanto cidade. O município vizinho a Andradas pode ser um dos mais de mil municípios brasileiros a deixarem de ter essa denominação caso a PEC do Pacto Federativo apresentada pelo Governo Federal seja aprovada.

Segundo a proposta do governo, municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total seriam incorporados por um município vizinho.

Ibitiúra de Minas, hoje com 3.488 habitantes (segundo estimativa do IBGE), cumpriria os requisitos e poderia ser incorporada a outra cidade. Na região de Andradas outros três municípios correriam este risco: Senador José Bento (1.502 habitantes), Tocos do Mogi (4.101 habitantes), Espírito Santo do Dourado (4.692 habitantes).

Segundo reportagem do G1 Sul de Minas, a região sul de Minas Gerais poderá perder pelo menos 23 municípios caso a PEC seja aprovada. A matéria destaca ainda que outras 11 cidades têm receita própria superior a 10%, apesar de ter população abaixo de 5 mil, e estariam, portanto, fora da lista. Além disso, outras cinco não tiveram os dados computados pelo portal IBGE Cidades e não foi possível saber se estas poderiam deixar de ser classificadas como município.

De acordo com a proposta do Governo Federal, a incorporação das cidades valeria a partir de 2025 e caberia a uma lei ordinária definir qual município vizinho absorveria a prefeitura deficitária.

Ainda segundo o governo, em todo o país há, atualmente, 1.254 municípios que seriam incorporados pelos vizinhos, de acordo com as mudanças propostas.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/32NqpWU 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário