Portal da Cidade Andradas

NA TELA

Mostra “A Estrada de Fellini” traz 9 filmes do cineasta italiano ao IMS Poços

Em cartaz de 19 a 26 de janeiro, o evento é uma homenagem ao diretor italiano Federico Fellini, que completaria 100 anos neste mês

Publicado em 16/01/2020 às 06:43

O diretor na filmagem de Satyricon, 1969 (Foto: Divulgação)

Com curadoria de Marcelo Leme, a mostra A Estrada de Fellini acontece no IMS Poços, entre os dias 19 e 26 de janeiro de 2020. Durante esta semana, o público poderá conhecer parte da obra de um dos mais significativos cineastas do século XX.

Fellini, que faleceu aos 73 anos, completaria 100 anos no dia 20 de janeiro. Esta mostra é um tributo a sua memória e tem apoio da Versátil Home Vídeo. Todas as sessões são gratuitas e indicadas para maiores de 14 anos.

A seleção reúne nove títulos do diretor, além de um documentário exclusivo, Ciao, Federico!, dirigido por Gideon Bachmann e lançado no Brasil pela Versátil Home Vídeo. Na abertura, será exibido A Estrada da Vida (1954), longa-metragem estrelado por Masina e Anthony Quinn. Outro destaque da programação é Noites de Cabíria, estrelado por Giulietta Masina, esposa e parceira habitual do cineasta.

A produção de Fellini, que em geral contrariava narrativas tradicionais, é caracterizada pelo lirismo e pelo rigor estético inventivo, procedente de experimentações visuais. Também inclui obras de feitio onírico, característica acentuada em sua carreira. Ao longo de sua trajetória, o cineasta também realizou trabalhos bastante pessoais, cujo cunho autoral permitiu evidenciá-lo como um dos mais influentes e célebres cineastas italianos.

No domingo, dia 19 de janeiro, às 16h, será exibido A Estrada da Vida (Strada, La, 1954). Gelsomina (Giulietta Masina) é vendida por sua mãe para um lutador exibicionista (Anthony Quinn) que viaja por vários cantos tentando apenas sobreviver. A partir daí, a jovem moça o acompanha como ajudante, sempre sendo amada e judiada pelo homem, em uma relação conturbada, assim como suas vidas.

Fonte:

Deixe seu comentário