Portal da Cidade Andradas

EXEMPLO

Parque Ambiental da Alcoa Poços de Caldas celebra 29 anos de atividades

Espaço foi criado com o objetivo de promover ações de educação ambiental e a preservação da fauna e da flora

Publicado em 20/05/2022 às 10:00
Atualizado em

O Parque Ambiental possui 18 hectares de complexa biodiversidade (Foto: Divulgação/Alcoa - Poços de Caldas)

Um dos maiores exemplos das ações da Alcoa para a preservação do Meio Ambiente é, sem dúvida, o Parque Ambiental da Alcoa em Poços de Caldas, que está completando 29 anos de atividades. Inaugurado em 19 de maio de 1993, em uma área de 18 hectares, de complexa biodiversidade, dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Retiro Branco, o espaço já recebeu mais de 105 mil visitantes, entre pesquisadores, alunos e professores das redes pública e particular de ensino da cidade e da região.

O Parque já foi palco para importantes pesquisas na área ambiental, transformadas em publicações que se tornaram referências e fontes para a preservação e o manejo da fauna e a flora da região, além de oferecer uma excelente infraestrutura, que inclui mirante e quatro trilhas: do Cedro, Beija-flor, Sauá e Riacho, por onde se pode observar os diferentes aspectos da reserva, com suas áreas de matas de porte alto, ciliar e capoeira, e contemplar as variadas espécies de animais, como quati, macacos e centenas de espécies de aves.

O local também abriga a primeira trilha construída em área reabilitada no Estado de Minas Gerais, onde, em meio à vegetação exuberante, é possível conferir os resultados do programa de reabilitação de áreas mineradas da Alcoa e o Viveiro de Mudas – que tem capacidade de produzir até 100 mil mudas de 70 espécies nativas por ano, utilizadas no processo de reabilitação e doação à comunidade.

“O Parque Ambiental é o nosso cartão de visita e motivo de muito orgulho para todos nós”, destaca Fabio Martins, gerente Geral de Operações da Unidade da Alcoa em Poços de Caldas. “Temos muito orgulho dos resultados das ações realizadas nestes 29 anos, com destaque especial para os alcançados pelo Programa Cultivando a Mata Atlântica, desenvolvido desde 2014 e que já atendeu mais de dois mil alunos da rede pública de ensino de Poços de Caldas e região”.

Programa Cultivando a Mata Atlântica

O Programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, a Fundação Jardim Botânico, o Zoo das Aves e a Consultoria Enutrium, e direcionado a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos jovens sobre a realidade ambiental da região e despertá-los para o bioma Mata Atlântica, onde estamos inseridos.

A cada semestre são atendidos cerca de 150 alunos, que participam de encontros no Parque Ambiental, Jardim Botânico e Zoo das Aves.

“A Mata Atlântica é uma das regiões mais ricas em biodiversidade e um dos biomas mais ameaçados do planeta, contando com apenas 12,5% de suas florestas originais, e poder despertar nos alunos a importância da sua preservação é recompensador e um investimento em um futuro mais sustentável”, conta Maria Cristina Gonçalves, consultora de Relações Governamentais, Comunicação e Relações Comunitárias da Alcoa Poços de Caldas. “É também continuar cumprindo com a missão do nosso Parque Ambiental de ser um importante fomentador da educação ambiental”.

Fonte:

Deixe seu comentário