Portal da Cidade Andradas

MESMO COM COVID-19

Poços de Caldas inicia debate sobre retorno das aulas no município

Volta das atividades presenciais pode ocorrer somente quando houver a liberação do estado

Publicado em 05/08/2020 às 00:00
Atualizado em

As aulas presenciais estão suspensas desde 18 de março (Foto: ACS/Prefeitura de Poços de Caldas)

Poços de Caldas criou um Comitê Municipal Extraordinário para discutir a volta às aulas diante dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. De caráter consultivo e propositivo, o Comitê tem como objetivo apresentar e acompanhar as medidas necessárias para a retomada das aulas presenciais na cidade.

Sob a coordenação da secretária municipal de Educação, professora Maria Helena Braga, o comitê é formado por 32 membros, representantes das autoridades de Educação e Saúde, dos servidores públicos, gestores de escolas municipais, estaduais e particulares, de pais de alunos e do Conselho Municipal de Educação, entre outros.

A criação do comitê se deve à necessidade do estabelecimento de mecanismos para volta às aulas diante dos impactos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus. Em Poços, as aulas presenciais estão suspensas desde o dia 18 de março.

A primeira reunião do comitê foi realizada na manhã de terça-feira, 04, por meio de videoconferência. Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, apresentou a situação atual de contágio do novo coronavírus no município e as ações de enfrentamento desenvolvidas na cidade. Apesar de considerar que a situação em Poços de Caldas está dentro do esperado, o secretário de Saúde afirmou que não há, neste momento, previsão de condições favoráveis para o retorno das atividades presenciais.

“A Secretaria Municipal de Educação está preparando uma pesquisa para levantar a percepção da comunidade escolar sobre um possível retorno às aulas presenciais, da qual participarão professores, servidores, pais e alunos”, destacou a secretária de Educação, Maria Helena Braga. Ela informou também que o Ministério da Saúde repassou ao município um incentivo financeiro de R$ 262.230,00 para uso específico em ações de prevenção à disseminação do Sars-CoV-2 no contexto escolar.

A Promotora da 4ª Promotoria de Justiça de Poços de Caldas, Dra. Daniela Vieira de Almeida Trevisan, foi convidada a participar da reunião e afirmou que as determinações do estado de Minas Gerais hoje vedam qualquer retorno presencial das aulas e que os municípios poderão deliberar sobre a volta das atividades presenciais ou a manutenção das atividades remotas somente quando houver a liberação do estado.

Fonte:

Deixe seu comentário