Portal da Cidade Andradas

PROTESTO

Prefeitos mineiros fazem mobilização contra extinção de municípios

Proposta do Governo Federal pode acabar com mais de 200 cidades no estado, entre elas Ibitiúra de Minas

Publicado em 26/11/2019 às 08:00
Atualizado em

Cidades com menos de 5 mil habitantes seriam afetadas (Foto: AMM)

Prefeitos de cidades mineiras estão reunidos nesta terça-feira, 26, em Belo Horizonte, para protestar contra uma proposta do Governo Federal que pode extinguir mais de 200 municípios no estado, entre eles três próximos a Andradas.

De acordo com a Associação Mineira dos Municípios (AMM), responsável pela convocação dos prefeitos para a mobilização, "a proposta é inviável e a intenção principal é desviar o foco dos problemas enfrentados pelo Governo Federal".

Segundo a proposta do governo, municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total seriam incorporados por um município vizinho. Ibitiúra de Minas, hoje com 3.488 habitantes (segundo estimativa do IBGE), cumpriria os requisitos e poderia ser incorporada a outra cidade. Na região de Andradas outros três municípios correriam este risco: Senador José Bento (1.502 habitantes), Tocos do Mogi (4.101 habitantes), Espírito Santo do Dourado (4.692 habitantes).

Se aprovada, a Proposta de Emenda à Constituição as cidades que não tiverem estabilidade financeira garantida seriam incorporadas a municípios vizinhos a partir de 1° de janeiro de 2025.

De acordo com o Ministério da Economia, com a mudança Minas passaria de 853 para 642 municípios. Em todo o país, 1.254 cidades seriam incorporados pelos vizinhos.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/2Bb40qp 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário