Portal da Cidade Andradas

CONECTADO

Prefeitura de Poços irá implantar rede de dados nos prédios públicos

Unidades de saúde e de educação estão incluídas

Publicado em 21/08/2019 às 07:29

Em reunião, prefeito determinou que serviço tenha início pelo setor de Saúde (Foto: ACS/Prefeitura de Poços de Caldas)

A Prefeitura, por meio da empresa Rede Sulmineira de Provedores Ltda., vencedora de processo licitatório, irá dotar todos os prédios públicos, na região urbana e rural, de internet de alta qualidade, para a implantação de uma rede de dados. Representantes da empresa se reuniram na manhã de segunda, 19, com o prefeito Sérgio Azevedo e a secretária de Administração, Ana Alice de Souza, para fechar alguns detalhes e dar início aos trabalhos, ainda nesta semana.

Pelo contrato assinado no último dia 5, a empresa se compromete a instalar 165 pontos de internet, com no mínimo, 30 mega na região urbana, por fibra ótica; e 8 mega na região rural, via rádio ou satélite. Hoje, o serviço é prestado por meio de contrato com operadoras diferentes e não alcança todas as regiões. Com o novo sistema, será possível a interconexão de rede de dados entre todas as secretarias da Prefeitura.

Para que esta interconexão possa funcionar, os sistemas já estão prontos nas secretarias de Educação e de Saúde. Por determinação do prefeito, a primeira secretaria a receber o serviço será a Saúde, beneficiando principalmente o setor de marcação de consultas.

“Estamos instalando fibra ótica em todos os prédios, seja PSF, escola, creche, hospitais e secretarias. Com isso podemos finalmente informatizar toda a administração, por meio de um sistema moderno, com estabilidade de sinal, proporcionada pela fibra ótica. Além disso, economizaremos cerca de 25%, com relação ao serviço que será substituído”, informa o prefeito Sérgio Azevedo.

Estiveram presentes ainda à reunião, os representantes da empresa, Felipe Carvalho dos Santos e Marco Antonio Pio de Magalhães, o diretor do Depto Municipal de Comunicação, Manutenção e Informática Edson Barcelos Martins e o chefe da Seção de Informática, Fábio Morás.

Benefícios

Com toda a rede funcionando, são inúmeros os benefícios para os funcionários das repartições públicas e também para a população. Na área da Saúde, por exemplo, cada visita do paciente a uma unidade de saúde irá gerar uma informação, que será anexada a uma ‘ficha’ virtual.

Cada procedimento que ele fizer, será anotado nesta ficha, que poderá ser acessada quando ele der entrada numa unidade de emergência, por exemplo. Essas informações poderão ser acessadas pelo médico, gerando um histórico do paciente e proporcionando uma agilidade maior no atendimento.

Ainda na Saúde, a rede de informações permitirá um controle maior no setor de medicamentos, já que toda retirada de produtos nas farmácias municipais também irá gerar uma informação no histórico do paciente, evitando duplicidade de retiradas.

Na área da Educação, os pais poderão conferir o boletim dos alunos e outros serviços que poderão ser disponibilizados on line, tanto para os pais, alunos e também para os funcionários, agilizando os trabalhos.

Para a Seção de Informática da Prefeitura, os benefícios também serão grandes. Com a estabilidade no sinal da internet, será possível a assistência técnica remota. O técnico poderá acessar a máquina que apresenta defeito, em qualquer ponto do município e resolver o problema, sem custos com transporte e com maior agilidade no atendimento. Tudo isso graças à estabilidade do sinal da internet, já que a fibra ótica não está sujeita às intempéries do clima nem de ruídos de telefonia.

Fonte:

Deixe seu comentário