Portal da Cidade Andradas

RESULTADO

Projeto apoiado pelo Instituto Alcoa amplia coleta de óleo pela Coopergore

Cooperativa de Poços de Caldas, formada por mulheres, coleta, há 13 anos, óleo de cozinha na cidade e região e o revende para a indústria de biodiesel

Publicado em 27/01/2023 às 14:14
Atualizado em

Cooperadas da Coopergore com Fabio Costa, da Alcoa, em apresentação dos resultados do projeto que aumentou em 40% a coleta (Foto: Divulgação/Alcoa - Poços de Caldas)

No ano passado, a Coopergore (Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleo e Gorduras Residuais) aumentou em 40% a média de coleta de óleo/mês nas cidades onde atua - Poços de Caldas (MG), Caldas (MG), Santa Rita de Caldas (MG) e Divinolândia (SP). Dos 10 mil/mês alcançados em 2021, a Cooperativa passou para 14 mil, fechando o mês de dezembro com a coleta de 16 mil litros. Só para se ter uma ideia da importância desse trabalho para o meio ambiente, basta lembrar que um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 10 mil litros de água, mas algumas estimativas dizem que pode chegar a poluir até um milhão de litros de água - quantidade aproximada consumida por uma pessoa em 14 anos. A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água em cerca de 45%, além de agravar o efeito estufa.

Este resultado só foi conquistado graças ao apoio do Instituto Alcoa. Por meio do Programa de Apoio a Projetos Comunitários - Edital 2021, o Instituto doou R$ 104 mil para a implantação do projeto “População Consciente, coleta eficiente preserva o meio ambiente”. Foram adquiridos uma nova caminhonete, equipamento de som para fazer a divulgação nos bairros, novos vasilhames para a coleta, uma miniusina e uma centrífuga para análise do óleo.

O aumento da produção foi apenas um dos muitos benefícios proporcionados pelo projeto. “Com a miniusina conseguimos reduzir o nível de impureza do óleo, que era de 6 a 7% para 1,5%, e com a centrífuga passamos a realizar a análise do óleo”, contou Rita de Cássia Rodrigues, diretora presidente da Coopergore. “Isso permitiu ampliar o nosso trabalho e melhorar o faturamento da Cooperativa em cerca de 14% só com a redução das impurezas, impactando no aumento da renda das nossas cooperadas”.

Sobre a Coopergore

A história da Coopergore teve início a partir de um projeto social, desenvolvido pelo Atacado Vila Nova e o Instituto Abade, na Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, na Vila Togni, que selecionou 50 famílias para participar de cursos de artesanato, culinária e reciclagem. Um grupo de mulheres optou pela reciclagem e foram elas que fundaram a Coopergore, em agosto de 2008.

Hoje com sete cooperadas, a Coopergore é exemplo na coleta e reciclagem de resíduos. “Não teríamos chegado até aqui sem os nossos parceiros, fundamentais na nossa caminhada, entre eles, a Alcoa”, observou Rita.

A Coopergore faz a coleta de óleo em estabelecimentos comerciais, condomínios, escolas, casas e apartamentos, trocando-os por produto de limpeza. Se você tem óleo de cozinha usado, armazene-o em uma garrafa PET limpa e ligue para a Coopergore, (35) 3714-3220 ou (35) 98862-6665 (tel/whatsapp), que fará a coleta adequada.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente - Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) - a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.

Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fonte:

Deixe seu comentário