Portal da Cidade Andradas

ELEIÇÕES

Sistema Confea/Crea e Mútua elege dirigentes em 2020

O profissional interessado em pleitear um dos cargos tem até o dia 06 de março de 2020 para registrar a candidatura

Publicado em 27/02/2020 às 07:26
Atualizado em

(Foto: Crea-MG)

0:00
0:00

As eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, composto pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) e pelas Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua) de cada estado e do Distrito Federal, serão realizadas no dia 03 de junho de 2020. Profissionais de engenharia, agronomia e geociências de todo o Brasil, que somam mais de 1 milhão de pessoas, vão escolher os presidentes do Confea e do Crea e os diretores regionais (administrativo e geral) da Mútua. Os mandatos são de três anos e os cargos são honoríficos. Os eleitos exercerão mandato no triênio 2021-2023.

Em Minas Gerais, além desses cargos, os profissionais vão escolher os inspetores das comissões executivas para as 64 inspetorias distribuídas em todo o estado. Embora a Lei 5.194/1966 estabeleça que os Conselhos Regionais devem nomear os inspetores, no Crea-MG, eles também têm sido escolhidos pelo voto direto dos profissionais. As eleições diretas ocorrem no Sistema Confea/Crea desde 1993, buscando garantir maior participação e transparência.

O profissional interessado em pleitear um dos cargos tem até o dia 06 de março de 2020 para registrar a candidatura e deve estar em pleno exercício dos direitos civis e políticos, além de estar em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea e Mútua. “Para o fortalecimento do Sistema, é muito relevante a participação ativa dos profissionais, seja por meio da candidatura ou do voto. E esse envolvimento precisa ser constante. Devemos, como profissionais, acompanhar as atividades do Conselho para que, além de conhecer a realidade, possamos também contribuir com melhorias”, ressalta o coordenador da Comissão Eleitoral Regional, engenheiro de produção Eber Luiz Padrão França.

O Crea-MG, que possui cerca de 148 mil profissionais e aproximadamente 36 mil empresas registradas, fiscaliza o exercício e a atividade profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

Para mais informações sobre o processo eleitoral e o regulamento específico para cada cargo, confira o site do Crea-MG.

Fonte:

Deixe seu comentário