Portal da Cidade Andradas

ACTION

Voluntários da Alcoa promovem ação em prol do Abrigo Casa Viva

Quinto ACTION do ano foi organizado pelos estagiários da Unidade de Poços de Caldas

Publicado em 16/08/2021 às 16:08

Realizado de forma online, o ACTION organizado pelos estagiários beneficiou o Abrigo Casa Viva (Foto: Divulgação/Alcoa)

Na Alcoa, a aprendizagem dos estagiários não se restringe apenas à vivência profissional. Eles são incentivados a atuar em atividades comunitárias, sendo responsáveis, todos os anos, por organizarem uma ação comunitária (ACTION). A iniciativa realizada online, nos dias 3, 4 e 10 de agosto, beneficiou o Abrigo Casa Viva, mantido pela Associação Bem-viver de Apoio à Comunidade, que atende pessoas em situação de rua, em extrema pobreza, muitas com transtornos mentais. O primeiro dia foi dedicado a conhecer a instituição e seu público; o segundo à preparação do bate-papo com os colaboradores do Abrigo sobre o Programa 5S, de organização, limpeza e padronização, e, no último dia, foi promovido um bingo com os atendidos.

“O ACTION foi extremamente importante para o Abrigo, em vários sentidos”, destacou Raissa Lamberti Santos Mantovani, Coordenadora da instituição. “Tivemos a oportunidade de apresentar o nosso trabalho para os voluntários e receber treinamento de 5S, que vai nos ajudar muito. O bingo possibilitou aos nossos acolhidos momentos de descontração e interação com os voluntários, e os recursos que receberemos serão direcionados à implantação de uma horta vertical e aquisição de novas mesas e bancos para o refeitório, que já estão muito desgastados”.

Para Elivelton Ferraz, estagiário de Assuntos Institucionais e um dos organizadores do evento, a experiência em realizar ações voluntárias é única. “Saber que podemos contribuir de alguma forma, mesmo que remotamente, é algo muito gratificante, ainda mais para nós, estagiários, iniciantes no mercado de trabalho. Ter essa vivência e aproximação com a comunidade, permite entender sua realidade e gerar uma troca mútua, entre os voluntários e as pessoas que são beneficiadas com a ação”, disse.

“Este ano, os nossos voluntários realizarão ainda mais quatro ações, que contemplarão instituições de Poços de Caldas (MG), Andradas (MG) e Divinolândia (SP)”, contou Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais. “Não é fácil exercer o voluntariado em tempos de pandemia, mas com muita disposição e criatividade, nossos voluntários têm realizado um lindo trabalho, contribuindo com as instituições das comunidades onde atuamos, tanto com seu trabalho quanto com os recursos financeiros doados pelo Instituto Alcoa”.

Fonte:

Deixe seu comentário