Portal da Cidade Andradas

ALERTA

Andradas confirma o 1º caso positivo de Chikungunya em 2023

Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta sexta um mutirão contra ao mosquito transmissor

Publicado em 28/04/2023 às 15:30
Atualizado em

Cidade tem também dois casos positivos de Dengue (Foto: ACS Prefeitura de Andradas)

A Secretaria Municipal de Saúde de Andradas anunciou nesta sexta-feira, 28 de abril, a confirmação do 1º caso positivo de Chikungunya de 2023 em Andradas.

Segundo divulgado, trata-se de um homem residente no município, na zona urbana, que contraiu a doença durante uma viagem para a região Norte de Minas Gerais.

Nessa semana, a Secretaria Municipal de Saúde já havia confirmado o 2º caso de Dengue em Andradas, um na zona rural e outro na zona urbana.

“A população deve ficar alerta e se prevenir, uma vez que o município tem um altíssimo nível de infestação do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.”, publicou a administração municipal.

Mutirão

Também nesta sexta-feira, a equipe de agentes de combates às endemias promoveu um mutirão de combate ao Aedes aegypti no Jardim Alvorada, que envolveu a realização de visitas nas residências, com foco na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. Além disso, foi realizado o fumacê na localidade, já que um dos casos de Dengue confirmados em Andradas é morador dessa região.

“De acordo com o último levantamento da Vigilância Ambiental, há uma alta infestação do Mosquito Aedes aegypti em Andradas, podendo acarretar numa epidemia dessas doenças, diante do aparecimento desses casos confirmados. E o que chama atenção é que ficou constatado durante as visitas, que a cada 100 imóveis, aproximadamente 10 deles tinham criadouros do mosquito e 90% dos focos estavam em imóveis habitados”, alerta Ana Beatriz Sasseron, gerente da Divisão de Vigilância em Saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário