Portal da Cidade Andradas

ALERTA

Andradas é classificada como “alto risco” no índice de Aedes Aegypti

Focos foram encontrados em vários bairros da cidade

Publicado em 23/01/2018 às 07:04

Limpeza nos terrenos e outras ações devem ser tomadas pela população (Foto: Arquivo/Prefeitura Municipal)

Andradas foi classificada como município de “alto risco” no “levantamento rápido do índice de Aedes Aegypti”, sistema utilizado pelo Ministério da Saúde para mapear a proliferação dos mosquitos nas cidades.

Os resultados demonstram que foram encontradas larvas positivas para do mosquito em 30 imóveis locais de 748 pesquisados. Por meio de nota a Seção de Vigilância em Saúde Ambiental fez alerta para o resultado considerado “grave” e disse que a população precisa ajudar no combate fazendo a sua parte na limpeza e manutenção de quintais e locais que possam acumular água, tanto em casas como em comércios.

60% dos focos foram encontrados em objetos como vasos de plantas, balde e latas, entre outros. O sinal de alerta foi ligado principalmente para as vilas Buzato, Leandro Previato, Samambaia e Tiradentes, e também para os jardins da Sóvis, Vitoria, Santo Antonio, Alto da Serra, Rio Negro II e Nova Andradas.

A Secretaria de Saúde e Ação Social também se manifestou, realçando estar mantendo um trabalho permanente de combate, com visitas diárias dos agentes as residências e que as orientações e práticas dadas devem ser seguidas a risca pelos moradores.

Além disso, blitz educativas, palestras nas escolas e limpeza nos terrenos e áreas verdes municipais tem sido prioridade para os setores de saúde, ações que precisam ser contínuas e que só se tornam eficientes com o apoio da população no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zica Virus, Chikungunya e a febre amarela urbana.

Fonte:

Deixe seu comentário