Portal da Cidade Andradas

Andradas ganha três prêmios estaduais de Vigilância em Saúde

Publicado em 11/12/2014 às 01:55

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nesta quarta-feira, 10, em Belo Horizonte, três prêmios por projetos realizados pelo departamento de Vigilância em Saúde. A I Mostra e Prêmio de Experiências Exitosas em Vigilância em Saúde, realizados pela Secretaria Estadual de Saúde, teve como objetivo mostrar reconhecimento aos municípios e Unidades Regionais de Saúde que se destacaram em ações da área.

Os municípios submeteram os trabalhos para avaliação de acordo com os oito temas definidos pelo Edital do evento. Estes foram avaliados primeiro pela Comissão Julgadora Regional. Em seguida, foram enviados para avaliação final que os premiou a nível estadual. Três projetos da Secretaria de Saúde de Andradas ficaram em primeiro lugar na regional de Pouso Alegre e conquistaram o quarto, sétimo e décimo lugar no Estado, respectivamente: “Educação e Ação, Dengue Não” – na área de Vigilância Ambiental –, “Nascer bem, viver melhor – na área de Vigilância da Situação de Saúde – e “Vigilância da Influenza” – na área de Vigilância Epidemiológica.

Os projetos “Educação e Ação, Dengue Não” e “Vigilância da Influenza” foram criados pela Gerente de Vigilância em Saúde de Andradas, Daniele Cazarotto Delavia. O primeiro teve como objetivo a prevenção da epidemia da dengue. Como principal ação houve a união entre as secretarias de saúde, educação, cultura que trabalharam o tema nas escolas formando mini-agentes e realizando a olimpíada de combate a dengue. O trabalho “Vigilância da Influenza” identificou os vírus da gripe e realizou diversas pesquisas e estratégias para evitar um surto.

Já o projeto “Nascer bem, Viver Melhor”, foi idealizado pela médica ginecologista, Eliana Afonso Sala, pelas técnicas de enfermagem, Odete Maria Gonçalves Santos e Viviane Teodoro Santiago junto à Gerente de Vigilância em Saúde, Daniele. O principal objetivo do trabalho foi analisar as causas mais comuns de mortalidade materna, fetal e infantil de Andradas e desenvolver um plano preventivo às mortes evitáveis.

Daniele apontou a importância da premiação e dos projetos para o município: “Isso demonstra que os trabalhos, quando são feitos através da união e esforço individual de cada servidor, tem resultado muito importantes para a nossa cidade e é reconhecido por esferas superiores”. O prefeito Rodrigo Lopes ficou satisfeito com os resultados obtidos e parabenizou a equipe pelo empenho, dedicação e trabalho que vendo sendo realizado em Andradas.

Fonte:

Deixe seu comentário