Portal da Cidade Andradas

CONSCIENTIZAÇÃO

Andradas tem campanha de conscientização sobre DSTs nessa sexta-feita

As vésperas do Carnaval, Secretaria de Saúde distribui preservativos e realiza testes rápidos para algumas doenças

Publicado em 21/02/2020 às 05:00
Atualizado em

Ação acontece na Praça 22 de Fevereiro (Foto: Ilustração)

A Secretaria de Saúde e Ação Social de Andradas realiza nesta sexta-feira 21, uma ação de conscientização sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Campanha terá distribuição preservativos e realiza testes rápidos para algumas doenças.

O objetivo da ação é orientar o público sobre o risco das doenças infecciosas, como HIV/ Aids, Sífilis, e Hepatite B e C e formas de prevenção. Durante o evento serão realizados testes rápidos para estas doenças. O teste é gratuito, sigiloso e seguro, basta uma gota de sangue. Se algum resultado for positivo, o paciente é orientado e encaminhado para fazer exames complementares e, caso comprove a doença, iniciar o tratamento.

O diagnóstico precoce é importante, pois conforme salienta o Supervisor de Programas Assistenciais e Policlínica, Rodrigo Lopes, "Somente com a identificação da doença, é possível tratá-la e, o quanto antes iniciar o tratamento, maior será a chance de recuperação".

A campanha acontece na Praça 22 de Fevereiro, das 8h às 16h. Além desta ação na Praça, os testes podem ser realizados durante o horário de funcionamento nas unidade de Estratégia de Saúde da Família dos bairros Mantiqueira, Horto, Rio Negro e na Policlínica. Quem preferir, poderá solicitar o teste rápido durante qualquer consulta ambulatorial.

Vale lembrar que essas doenças infecciosas podem ser prevenidas com alguns cuidados pessoais básicos, evitar o contato com sangue infectado, não partilhar objetos cortantes e perfurantes, e usar preservativo nas relações sexuais.

Fonte:

Deixe seu comentário